Romero Jucá é o relator da reforma tributária



Após longas negociações entre as lideranças partidárias, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi indicado, nesta quinta-feira (2), como relator da proposta de emenda à Constituição (PEC nº 74/2003) da reforma tributária, no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Jucá receberá a colaboração dos senadores Fernando Bezerra (PTB-RN), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Osmar Dias (PDT-PR).

Durante toda a semana, esperava-se o anúncio, por parte do presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA), de que o relatório da PEC ficaria a cargo de Jucá, que foi indicado pelo PMDB. No entanto, o líder do PFL, senador José Agripino (PFL-RN), pretendia que a reforma tributária fosse analisada por um colégio de relatores, que tratariam dos grandes temas da reforma. Já o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), se mostrou favorável a que relatoria ficasse com o PMDB, mas apresentou uma proposta intermediária, de criar um grupo técnico, formado por senadores, que prestaria apoio a Jucá.

Com a concordância de todos os líderes partidários, Jucá ficou com a relatoria, mas terá a colaboração de senadores de vários outros partidos. Em entrevista na quarta-feira (1º), o representante de Roraima reconhecia que a reforma tributária exige uma negociação complicada, por envolver -enormes impasses regionais-.



02/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá anuncia mudanças na reforma tributária

Principais pontos do relatório Romero Jucá sobre a reforma tributária

Principais pontos do relatório Romero Jucá sobre a reforma tributária

Jucá deverá ser indicado relator da reforma tributária nesta quinta

Romero Jucá é o relator da CPI da Petrobras

Renan anuncia novo cargo de Romero Jucá: relator do orçamento