Romero Jucá pede mais atenção das autoridades no controle da Aids
Apesar de reconhecer avanços no controle da infecção pelo vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) ainda considera preocupante o crescimento do número de casos registrados no país. Segundo o último Boletim Epidemiológico da Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde, foram notificados 257.780 casos da doença entre 1980 e 2002.
O que preocupa, disse o senador, é que, em relação aos dados registrados até março de 2002, conforme o boletim anterior, houve um aumento de 8,5% no número de casos da doença. Mas a advertência feita por Jucá não se restringe à Aids. Conforme afirmou, as autoridades epidemiológicas precisam estar -atentas, vigilantes e alertas- para enfrentar as chamadas -novas doenças-, como a pneumonia asiática.
Em sintonia com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde teria estruturado ações essenciais para a configuração e o monitoramento do quadro epidemiológico nacional, de acordo com Jucá. O senador também considerou a edição do Boletim Epidemiológico da Aids -um importante instrumento para o planejamento de políticas públicas de saúde, para a administração das ações e sua avaliação e eventuais correções de rumo-.
Ao mesmo tempo em que cobra maior atenção das autoridades públicas no controle da Aids e das novas doenças, Jucá reconhece o empenho que vêm empreendendo no enfrentamento dessas moléstias, principalmente da Aids.
- Vemos o fortalecimento de instituições públicas e privadas envolvidas nessa tarefa, assim como a participação da sociedade civil e de instituições não-governamentais tanto na formulação como na execução de políticas de saúde pública - atestou.
27/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana pede mais atenção das autoridades para os pacientes renais crônicos
Romero Jucá pede mais segurança para a população de Roraima
Romero Jucá pede aprovação da MP 14
Ana Amélia pede atenção das autoridades econômicas para variações do dólar
Romero Jucá pede mudanças na lei de Biossegurança
Romero Jucá pede bom senso na greve das universidades