Ana Amélia pede atenção das autoridades econômicas para variações do dólar



A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse nesta segunda-feira que a pressão no mercado de câmbio doméstico exige atenção redobrada das autoridades econômicas porque ameaça o desenvolvimento do País e aos fundamentos da economia brasileira, com impactos na balança comercial e no mercado interno.

– A área cambial é uma espécie de termômetro para medir a febre da economia. E o câmbio é a área mais sensível porque está relacionada diretamente às questões de confiança na política econômica – alertou a senadora em seu pronunciamento.

Para ela, quanto mais claras, firmes e confiáveis forem as políticas econômicas, menos espaços serão abertos para especulações e prejuízos à economia. Ana Amélia disse acreditar que o pessimismo não se combate com propaganda e afirmou que são necessárias ações reais na economia, que não pode ser conduzida apenas “apagando incêndios”, sem política de continuidade.

A parlamentar lembrou que a moeda brasileira foi a que mais se desvalorizou em 2013 entre as moedas dos países emergentes, segundo análises de especialistas em mercado de câmbio e dados de agências de risco, do Banco Central do Brasil e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Dados apresentados pela senadora apontam que, enquanto as desvalorizações das moedas da Argentina e do México em relação ao dólar, foram de 10,9% e 0,6%, respectivamente, a queda do Real, foi de 17,6%.

– São variações no câmbio que preocupam. É importante lembrar que o Brasil tem apresentado baixo crescimento econômico e a falta de confiança de alguns investidores internacionais.

Ana Amélia usou como exemplo dos prejuízos da crise cambial o Rio Grande do Sul. Apesar de beneficiar exportadores, a alta do câmbio afeta os custos dos insumos. A maioria deles, como fertilizantes e defensivos, vem de fora. Segundo a senadora, esses insumos representam cerca de 70% dos gastos dos agricultores.

A senadora ainda criticou a antecipação do debate sobre campanha eleitoral de 2014 por parte do governo, posição seguida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em aparte. Para Ana Amélia, essa antecipação contamina o processo econômico.

Vetos

No mesmo pronunciamento, Ana Amélia pediu atenção dos parlamentares na apreciação de vetos presidenciais, marcada para esta terça-feira (20). Ana Amélia citou prejuízos às indústrias causados pelo vetos ao fim da multa adicional de 10% ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e à extensão do Reintegra, programa que devolve ao exportador 3% do faturamento com vendas de produtos manufaturados. A sessão do Congresso Nacional em que serão apreciados os vetos está marcada para as 19 horas.



19/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana pede mais atenção das autoridades para os pacientes renais crônicos

Romero Jucá pede mais atenção das autoridades no controle da Aids

Ana Amélia pede atenção do governo ao programa Pró-Transporte

Ana Amélia pede atenção especial ao Plano Nacional de Educação

Ana Amélia pede mais atenção dos parlamentares às demandas do setor produtivo

Eduardo quer maior atenção das autoridades para uso da água