Romero Jucá saúda decisão do STF suspendendo ação em reserva indígena



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) saudou, nesta segunda-feira (14), decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendendo operação da Polícia Federal para a retirada dos não-índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Segundo ele, a iniciativa do tribunal poderá favorecer um entendimento entre os habitantes da região.

- Há dez anos que eu apresento uma proposta que visa construir um entendimento entre todas as partes envolvidas. Defendi a demarcação da reserva em área contínua desde que houvesse exclusão de pequenas áreas para que questões estratégicas do estado pudessem ser preservadas. Defendi a demarcação em área contínua, quando todos defendiam a demarcação em ilhas. Sempre defendi a demarcação em área contínua porque entendia que politicamente não havia outro caminho - explicou.

Entre as áreas que Romero Jucá defende que seja excluídas estão o Vale do Arroz; o local de construção da hidroelétrica de Cotingo, que também não é habitada por comunidade indígena; o lago de Caracaranã, ponto estratégico para o turismo; e a vila do Surumu, a primeira surgida no ex-território federal de Roraima.



14/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá aplaude decisão do STF sobre reserva indígena Raposa/Serra do Sol

Mozarildo denuncia ação de ONGs internacionais na reserva indígena Raposa/Serra do Sol

Romero Jucá saúda posse de Sérgio Amaral

Romero Jucá saúda professores pela passagem do seu dia

Jucá defende solução negociada para demarcação de reserva indígena

Suplicy destaca decisão do STF sobre reserva indígena nesta quarta-feira