Romeu Tuma destaca relatório que aponta aumento do consumo de drogas sintéticas



Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) destacou o Relatório Mundial sobre Drogas 2009 da Organização as Nações Unidas (ONU), segundo o qual o mercado global de cocaína, opiáceos (ópio, morfina e heroína) e maconha está estável ou em declínio, enquanto a produção e o uso de drogas sintéticas estão em crescimento nos países em desenvolvimento.

O documento foi lançado em Washington nesta data para marcar a passagem do Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, celebrado anualmente em 26 de junho.

O relatório mostra que o mercado de drogas já movimenta US$ 50 bilhões, destacou Tuma, que defendeu a adoção de políticas públicas para o tratamento de dependentes. Ele registrou o lançamento, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, de um programa para a redução da violência provocada pelo tráfico de drogas.

Tuma ressaltou que o relatório também questiona a descriminalização das drogas. De acordo com o estudo, a manutenção das drogas como ilícitas gera um mercado negro de proporções macroeconômicas, que causa violência e corrupção. Entretanto, alerta que a proposta de legalização das drogas como uma forma de acabar com essa ameaça seria um "erro histórico", tendo em vista que essas substâncias representam "um grande perigo à saúde e, por essa razão, são e devem permanecer controladas".



25/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório internacional aponta aumento no consumo de cocaína

ROMEU TUMA DEFENDE INTEGRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO COMBATE ÀS DROGAS

Garibaldi informa que Romeu Tuma ainda fará relatório

Romeu Tuma está lendo relatório de Jefferson Péres

Appio entrega relatório da CPI gaúcha ao senador Romeu Tuma

Romeu Tuma destaca vínculo entre Parlamento e democracia