Ronaldo Cunha Lima anuncia saída do PMDB e ingresso no PSDB



O senador Ronaldo Cunha Lima (PB) anunciou nesta quarta-feira (dia 8) o seu desligamento do PMDB após 35 anos de militância e o seu ingresso no PSDB. Segundo ele, a desfiliação foi motivada pela intervenção do diretório regional do partido nos diretórios municipais de Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Boqueirão e outras cidades. O senador classificou o ato como intolerante e mesquinho, acrescentando que caracterizava "a servidão mais humilhante do partido aos caprichos do governo do estado". O anúncio da intervenção foi feito pelo secretário de Comunicação do governo da Paraíba, informou.

- O ato de intervenção, da maneira arbitrária como se processou, é mais uma demonstração inconteste do autoritarismo de quem, não podendo conviver com o contraditório, força a exclusão e a expulsão para subjugar pela prepotência a quem não pode liderar pela competência. Assim, não estou saindo, estou sendo expulso - assinalou.

Ronaldo lembrou que nem durante a ditadura experimentou tal violência e disse que estava sendo rasgada a ficha de filiação número 001, que assinou "ainda no Brasil da ditadura militar, quando entrar no glorioso MDB de então implicava em desprendimento político e risco pessoal". Ele fez breve histórico de sua trajetória no PMDB, e disse ter orgulho de haver conseguido o maior patrimônio partidário que o PMDB já teve na Paraíba e em todo o Nordeste.

- Cheguei ao governo com uma magra bancada de seis deputados em 36; menos de 20 prefeitos em 171. Afora Campina Grande, praticamente o partido nada tinha nas demais grandes cidades, inclusive na capital. O partido tinha apenas um senador. Entreguei o PMDB com a maior bancada da Assembléia, com o governador, o vice-governador, com três senadores eleitos, com dois terços dos deputados estaduais e da bancada no Congresso, o maior trunfo eleitoral que a história política paraibana registrou; um dos maiores feitos do partido em todo o país - relatou o senador.

A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) lamentou a desfiliação de Ronaldo Cunha Lima, e disse que é muito difícil para o partido arbitrar questões em nível regional. Acrescentou que ninguém poderá tirar o brilho da história política do senador, e que as amizades conquistadas no Congresso Nacional não se perderão com a sua saída do PMDB.

O senador Geraldo Melo (PSDB-RN), na qualidade de vice-presidente do PSDB e em nome da bancada e da Executiva Nacional do partido, deu as boas vindas a Ronaldo Cunha Lima, manifestando sua alegria com a escolha. O senador Tião Viana (PT-AC) manifestou sua admiração e seu respeito pela atuação parlamentar do senador paraibano.

08/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO CUNHA LIMA TEM QUADRO ESTÁVEL

RONALDO CUNHA LIMA ENCERRA SEMINÁRIO

RONALDO CUNHA LIMA ELOGIA EXPOSIÇÃO

Vital do Rêgo homenageia Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena solidariza-se com Ronaldo Cunha Lima

RONALDO CUNHA LIMA APLAUDE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO