Ronaldo Fenômeno aceita cargo no Comitê Organizador Local da Copa



O ex-jogador Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno, é o novo integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa (COL). A informação foi divulgada pelo conselho nesta quinta-feira (1o).

O ex-jogador falou que abriria mão da remuneração referente ao cargo e que não vai se licenciar das atividades com suas empresas e patrocinadores. "Não haverá conflito de interesse. Não haverá problema de tráfico de influência. Não sou mais influente hoje do que era ontem", explicou.

Em nota oficial divulgada no início da tarde, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, manifestou apoio ao novo membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa 2014:

“Desejo ao novo dirigente do COL muito sucesso no trabalho de organização da Copa no Brasil. Ronaldo é um brasileiro que mostrou grande capacidade de superação e dedicação em todos os desafios que enfrentou. Estou certo que, nesta nova tarefa, também terá um grande papel. Reforço a disposição do ministério em trabalhar de forma harmônica com o COL e a Fifa, em torno do objetivo comum de organizar um evento à altura do que esperam os brasileiros e o mundo.”

Já Ronaldo disse que encarou o convite como um desafio, uma honra. E que enxerga na missão uma maneira de ajudar a consolidar uma aura de otimismo e orgulho do povo brasileiro em relação ao evento. "A Copa do Mundo, no fim das contas, não é da [Federação Internacional de Futebol] Fifa, da CBF, do Comitê Organizador Local, do governo. É do povo brasileiro", comentou.

"Os investimentos estão sendo feitos e eu não tenho dúvidas de tudo vai acontecer de acordo com o cronograma", disse. Segundo Ronaldo, o Conselho de Administração do Comitê Organizador Local será composto por três integrantes: ele mesmo, o presidente do órgão, Ricardo Teixeira e mais uma pessoa que ainda será indicada.

Em coletiva de imprensa realizada no Rio de Janeiro, no início da tarde desta quinta-feira, Ricardo Teixeira, falou sobre a indicação do jogador:

"Esse Ronaldo que o povo brasileiro idolatra é a voz perfeita para o momento de conciliação em torno da Copa de 2014. Sua voz é ouvida e chegará certamente a todos os brasileiros. Ele vai se juntar a outros ídolos do futebol brasileiro, que já ocupam funções importantes nesse cenário, como Pelé, que foi convocado pela presidenta Dilma para ser embaixador em todos os campos do mundo na Copa, e o pentacampeão Romário, que, como deputado, tem a tarefa própria dos ambientes democráticos de fazer questionamentos e indagações sobre os rumos do projeto", disse.

Segundo o dirigente, a trajetória da preparação tem sido cumprida de acordo com o que vinha sendo planejado, em referência ao sucesso de eventos como o sorteio preliminar dos grupos da Copa, o andamento das obras nos estádios e a divulgação da tabela e do calendário para 2014. "Uma trajetória que não seria possível se não tivesse havido plena sintonia com todos os segmentos envolvidos, notadamente com o governo federal, na pessoa da presidenta Dilma Rousseff, e de outro interlocutor, o atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a quem aproveitamos para desejar os votos de um bom trabalho à frente de sua missão", comentou.

Ronaldo é o terceiro ex-jogador a ocupar cargo similar na estrutura de organização de uma Copa do Mundo. A edição de 1998, na França, contou com a ação do ídolo Michel Platini. O Mundial de 2006, na Alemanha, teve como um dos nomes emblemáticos o campeão do mundo Franz Beckenbauer. Como jogador, Ronaldo conquistou com a Seleção Brasileira os Mundiais de 1994, nos Estados Unidos, e de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. É dele a marca de maior goleador da história da competição, com 15 gols anotados.

Para mais informações sobre a Copa acesse aqui.

Fonte:
Ministério do Esporte



01/12/2011 20:57


Artigos Relacionados


Presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo visita Arena Pernambuco

Ex-atacante Bebeto passa a integrar conselho do Comitê Organizador Local da Copa 2014

Fifa e Comitê Organizador Local vistoriam áreas que podem receber festa oficial da Copa

Evento do Comitê Organizador Local discute requisitos para centro de treinamentos

Comitê Organizador avalia positivamente o legado da Copa

Centros de treinamento da Copa deixarão importante legado, diz Comitê Organizador