Centros de treinamento da Copa deixarão importante legado, diz Comitê Organizador
Representantes de 149 municípios de 26 unidades da Federação tiraram dúvidas sobre a preparação dos gramados, hotéis e aeroportos para receber uma das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, durante o seminário sobre Centros de Treinamento de Seleção (CTS). O encontro foi realizado, em Vitória (ES), na última sexta-feira (30).
Conheça os critérios da Fifa para a escolha das 12 capitais definidas como cidades-sede.
Para o diretor executivo de Competições e Operações do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Trade, o investimento em melhorias deixará um legado que poderá ser usado pelo futebol brasileiro.
“Esse é um legado também para o País, porque, primeiro, estamos identificando esses campos no País todo. E, segundo, uma situação de poder ter melhorias em cada um desses lugares, para o próprio futebol brasileiro poder escolher depois”, afirmou. Trade ainda reafirmou a posição do COL em espalhar o evento para além das 12 cidades-sede do evento. Foi essa uma das razões de trazer o seminário para a capital do Espírito Santo, que não é sede do Mundial.
“Pudemos clarear uma série de informações que o Brasil todo queria saber sobre os centros de treinamento. Todos os setores falaram, exemplificaram as informações relativas à importância dos CTS no processo da Copa do Mundo. E também as oportunidades que as pessoas vão ter com a capilarização do evento, levando muita gente não só para onde tem os jogos, mas também para onde os países vão ficar”, explicou.
O diretor do COL ainda lembrou que o trabalho do comitê é catalogar os centros. “Explicamos o processo, que são os países que escolhem, não somos nós, nem a Fifa. Estamos, na verdade, fazendo uma busca por esses campos”, completou.
Ao todo, 244 candidatos a CTS já foram vistoriados, mas novos projetos ainda poderão ser inscritos. “Entre o fim de abril e o início de maio, publicaremos o catálogo com os CTS, e ele vai ser virtual, porque a gente não quer perder as oportunidades. Por exemplo, vamos dizer que em julho aparece um projeto legal de alguém que quer investir em um campo de treinamento novo em algum lugar, ele vai poder se inscrever na próxima abertura, em agosto. E até o fim do ano queremos chegar aos 80 campos indicados para que as seleções possam fazer as suas escolhas”, detalhou.
Fonte:
Portal da Copa
02/04/2012 13:02
Artigos Relacionados
Comitê Organizador avalia positivamente o legado da Copa
Comitê organizador da Copa analisa 33 locais próprios para treinamento das seleções
Fórum em Salvador discutirá legado dos centros de treinamento para a Copa de 2014
Ronaldo Fenômeno aceita cargo no Comitê Organizador Local da Copa
Fifa e Comitê Organizador formam grupo de trabalho para melhorias na Copa
Brasil terá representante no comitê organizador da Fifa para Copa 2014