Roque Grazziotin palestra sobre direito à alimentação
Grazziotin vai abordar a luta pela realização dos direitos e a necessidade de políticas públicas para erradicar a miséria e a fome, tomando por base o dever de respeito ao Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, assinado pelo Brasil em 1992. Do painel participam também o procurador Paulo Leivas, do Ministério Público Federal, e Alexandre Wunderlisch, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS.
A propósito do tema Segurança Alimentar, e por iniciativa do deputado, a CCDH sediou em setembro o lançamento e debate no Rio Grande do Sul do Mutirão Nacional para a Superação da Miséria e da Fome em âmbito parlamentar. O ato ocorreu durante a audiência pública Paz pela Superação da Miséria e da Fome, da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa, e seu conteúdo foi encaminhado ao conjunto do Legislativo gaúcho.
Segundo ele, o objetivo desse movimento é muito mais profundo que uma simples doação de alimento, que serve para matar a fome imediata. "A intenção dos defensores dos Direitos Humanos é de criar uma nova mentalidade em relação à vida, incentivando a conscientização e a organização dos excluídos, a recuperação da auto-estima, a criação de condições de trabalho e de renda para que as próprias pessoas consigam superar a miséria, e a implementação de políticas públicas capazes de inverter essa lógica cruel", explicou o parlamentar.
10/18/2002
Artigos Relacionados
Roque Grazziotin reflete sobre origens da violência dos atentados aos EUA
Roque Grazziotin conversa com franceses sobre direitos humanos e desemprego
Padre Roque Grazziotin defende o fim da discriminação racial
Roque Grazziotin avalia projetos de direitos humanos
Roque Grazziotin quer intensificar o trabalho pelo interior do Estado
Roque Grazziotin quer liberação imediata dos ônibus retidos na fronteira