Roraima realiza debate sobre transparência e combate à corrupção



A capital de Roraima, Boa Vista, realiza de sábado (25) a domingo (26) a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento em Roraima é uma das preparatórias para a Consocial Nacional, que será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio.

A Consocial visa discutir temas como a prevenção e combate à corrupção, a transparência na prestação de contas e a participação cidadã na fiscalização, no monitoramento e no controle da administração pública. Em todo o Brasil, até agora, cerca de 70 mil pessoas já participaram de mais de mil conferências.

Essa etapa estadual é a terceira realizada no País. As duas primeiras foram realizadas no final do ano passado, em Manaus (AM) e em Goiânia (GO). O estado de Roraima desenvolveu um total de 104 conferências, algumas municipais e livres.

O principal objetivo da etapa estadual é a eleição dos delegados que representarão o estado na etapa nacional e a indicação de 20 propostas, que serão priorizadas dentre todas aquelas que foram elaboradas nas etapas municipais e livres do estado.

O evento em Boa Vista deve contar com a presença de aproximadamente 250 pessoas, dentre elas, representantes da sociedade civil, de conselhos de políticas públicas e do poder público. A Conferência está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral do Estado de Roraima, em parceria com o governo do estado e a Controladoria-Geral da União (CGU), e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Roraima.

Consocial

A Consocial é fruto de uma solicitação feita pela sociedade ao Poder Executivo Federal e seu objetivo maior é estabelecer, com governos estaduais e municipais, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil, as diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. A conferência tem como tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e pretende movimentar mais de um milhão de brasileiros, direta ou indiretamente, que serão representados por cerca de 1.200 delegados esperados para a etapa nacional. A mobilização é um dos principais destaques da 1ª Consocial, que já fez com que o evento chegasse, por exemplo, a comunidades indígenas e quilombolas e desenvolvesse conferências específicas para pessoas com deficiência.

Além de participar das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os temas da Consocial por meio da participação em conferências livres e em uma virtual, bem como integrar programas e atividades especiais, como concursos culturais, debates acadêmicos e seminários. Basta encaminhar as propostas à Coordenação-Executiva Nacional via portal da 1ª Consocial.

 

Fonte:
CGU

 



24/02/2012 15:38


Artigos Relacionados


SP debate transparência e combate à corrupção

Apuração e encerramento do debate transparência e combate à corrupção

Comissão debate eficácia de medidas de controle e de transparência no combate à corrupção no setor público

TV SENADO TRANSMITE DEBATE SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO

Transparência e combate à corrupção são foco em Conferência Estadual

Rodrigo Rollemberg elogia Lei da Transparência para o combate à corrupção