Rosalba Ciarlini homenageia Aluízio Alves, que completaria 88 anos nesta terça
O ex-ministro, ex-deputado federal e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves - que completaria 88 anos nesta terça-feira (11) - foi homenageado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) durante pronunciamento em Plenário. O homenageado, que também foi presidente do PMDB em seu estado, morreu em 6 de maio de 2006. Ele era tio do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
Ao destacar que Aluízio Alves dedicou "praticamente toda a sua vida" à política, a senadora lembrou que, com pouco mais de 20 anos, ele foi eleito deputado federal (cargo para o qual acabou sendo reeleito diversas vezes), sendo constituinte em 1946. Em 1960, elegeu-se governador do Rio Grande do Norte e, em 1967, novamente como deputado federal, teve o mandato cassado durante a ditadura militar.
Rosalba recordou que Aluízio Alves foi ministro da Administração no governo de José Sarney e da Integração Regional na gestão de Itamar Franco. Ela afirmou que, como ministro da Integração Regional, ele estimulou o projeto de integração da bacia do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional.
A senadora também destacou que o homenageado foi um "jornalista militante", tendo fundado várias emissoras de rádio e uma emissora de televisão afiliada da Rede Globo. Ela disse ainda que o legado de Aluízio Alves continua com seus filhos, como o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e declarou que "a dedicação à causa pública está presente também em seu sobrinho, o senador e ex-presidente da Casa Garibaldi Alves Filho, que já foi governador do Rio Grande do Norte".
11/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba Ciarlini homenageia trabalhadores domésticos
Paulo Octávio homenageia JK, que completaria 104 anos
Rosalba Ciarlini registra 50 anos da UFRN
Rosalba Ciarlini destaca os 60 anos da Tribuna do Norte
Cartola completaria 105 anos nesta sexta-feira (11)
Garibaldi recorda trajetória de Aluízio Alves