Paulo Octávio homenageia JK, que completaria 104 anos



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) homenageou, nesta terça-feira (12) em Plenário, o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, falecido em 1976 em um acidente automobilístico, pela passagem de seu 104º aniversário. Paulo Octávio informou que a data foi lembrada em cerimônia realizada em Diamantina (MG), cidade natal de JK, às 14h, comdiscurso do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reproduzido parcialmente pelo senador.

- Foi uma cerimônia bonita em que 200 brasileiros, através do Conselho JK, receberam comendas e homenagens - destacou o senador.

Ele salientou que Juscelino Kubitschek é uma referência na política brasileira. Traçando um paralelo com o discurso anterior feito pelo colega de partido, senador Efraim Morais (PFL-PB), Paulo Octávio disse que falta ao Brasil um plano de metas como há 50 anos, referindo-se ao governo JK.

- Passaram-se 50 anos e não temos planos para o Brasil - lamentou o parlamentar.

O senador enfatizou ainda ser necessário, no Brasil de hoje, que se busque inspiração no legado de JK valendo-se de, nas palavras do governador de Minas, "um sentido de unidade e convergência", para obter a inclusão dos mais pobres e combater, entre outros problemas, "a corrupção, o analfabetismo, a desigualdade e a concentração de renda e tornar reais os sonhos de todos os brasileiros, como fez Juscelino".

Aécio ressaltou também, segundo Paulo Octávio, que, embora JK tivesse vivido no exterior e estudado filosofia, teria construído o eixo de sua personalidade "no convívio com os amigos e familiares no interior de Minas", e comparou JK a Getúlio Vargas em sua capacidade se suportar pressões políticas contrárias a sua permanência no poder.

12/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio homenageia Oscar Niemeyer, que completou 99 anos

Rosalba Ciarlini homenageia Aluízio Alves, que completaria 88 anos nesta terça

Paulo Octávio homenageia Maurício Corrêa

Adelmir Santana homenageia Paulo Octávio

Paulo Octávio homenageia Olavo Drummond

Paulo Octávio homenageia aniversário de discurso de Juscelino no Senado