Rosalba destaca 80 anos de resistência de Mossoró ao bando de Lampião



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) informou que nesta quarta-feira (13), quando se comemora o Dia de Santo Antônio, o município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, vai celebrar os 80 anos de resistência ao bando de Lampião, o mais famoso cangaceiro da história do Brasil. Lampião atuou no sertão de 1916 a 1938, quando foi morto por forças policiais, em Sergipe, juntamente com outros dez integrantes do seu bando.

- Trata-se de um marco da cidade no resgate de sua história e cultura - disse a senadora, acrescentando que o evento está integrado ao calendário de festejos juninos da cidade.

De acordo com Rosalba, o confronto entre o bando de Lampião e a população de Mossoró será reconstituído nesta data. Outros feitos históricos que notabilizaram o município, segundo destacou a também ex-prefeita, foram abolir a escravatura cinco anos antes da edição da Lei Áurea; ser a cidade natal da primeira eleitora do Brasil, Celina Guimarães; e sediar um motim de mulheres rebeladas contra a convocação de filhos e maridos a lutar na Guerra do Paraguai.

Mossoró também já estaria sobressaindo, assinalou em seguida, como o terceiro maior pólo junino do país, atrás apenas de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Rosalba destacou ainda importância do período junino na vida do povo nordestino, envolvendo a religiosidade com o resgate de suas raízes culturais.

12/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini destaca sucesso da feira de indústria e comércio em Mossoró

Rosalba denuncia falta de água em Mossoró

Rosalba Ciarlini comemora libertação dos escravos em Mossoró

Rosalba Ciarlini comemora libertação dos escravos em Mossoró(RN)

Rosalba Ciarlini destaca os 60 anos da Tribuna do Norte

Rosalba parabeniza comunidade rural de Mossoró pela obtenção do selo Comércio Justo