Rosalba diz que o Brasil não pode baixar a guarda na prevenção da gripe suína



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu, nesta terça-feira (12), que o governo federal mantenha o apoio que vem dando ao Ministério da Saúde para que continuem sendo tomadas todas as providências na prevenção e tratamento da Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína. Na avaliação da senadora, o número de casos não está crescendo muito no Brasil - até agora há oito confirmados - porque as medidas preventivas estão sendo tomadas corretamente.

Rosalba participou da audiência pública realizada nesta terça pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com o ministro José Gomes Temporão sobre o assunto. Rosalba informou que a audiência com Temporão foi a primeira de um ciclo de debates sobre saúde promovido pela CAS. Na próxima semana, ressaltou, a discussão será sobre doença mental.

A senadora considerou o ministro Temporão "muito seguro" durante a audiência e disse que o mais importante é haver transparência total nas informações relativas à doença para que a população não seja pega de surpresa.

- Os números mostram que não é situação para pânico, mas se baixarmos a guarda o risco é grande. Não podemos nos acomodar, mesmo quando essa ou aquela autoridade diz que nada mais grave acontecerá. Se a doença não está crescendo em ritmo mais acelerado nem trazendo transtornos maiores é porque as medidas que estão sendo tomadas são efetivas - disse Rosalba.

A senadora, que é médica, destacou que a prevenção na saúde é fundamental e quando é feita corretamente traz resultados que podem modificar a realidade. Na sua opinião, a saúde começa com prevenção.

- O governo não pode querer regatear ou deixar de por à disposição do Ministério da Saúde, da população, todos os recursos para prevenção e tratamento da Influenza A - defendeu.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também elogiou a atuação de Temporão na audiência pública.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba: RN é campeão em mortes por gripe suína

Presidente da Anvisa detalha ações de prevenção à gripe suína

Flávio Arns volta a pedir plano de prevenção contra a gripe suína no Senado

Ministro da Saúde aponta circulação limitada da gripe suína no Brasil

Ministro da Saúde aponta circulação limitada da gripe suína no Brasil

Saúde descarta risco de contaminação da gripe suína do Equador para o Brasil