Presidente da Anvisa detalha ações de prevenção à gripe suína



A atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prevenir uma possível epidemia da gripe suína (gripe H1N1) foi detalhada, nesta quarta-feira (6), pelo presidente do órgão, Dirceu Raposo de Mello, aos integrantes da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo informou, o conhecimento acumulado pelo grupo de trabalho criado para combater a gripe aviária, em 2005, está norteando a contenção a essa nova ameaça no país.

VEJA MAIS

No final de abril, a Anvisa começou a orientar os viajantes em portos e aeroportos provenientes do México e dos Estados Unidos, países onde surgiram os primeiros casos da doença. Depois que a virose se alastrou para outros países, os agentes sanitários passaram a abordar todos os passageiros de viagens internacionais, acrescentou Dirceu Raposo.

Essa semana, o trabalho preventivo chegou às fronteiras terrestres do Brasil, já que foi notificado, na última segunda-feira (4), o primeiro caso de contaminação na Colômbia. Outra providência da Anvisa foi acelerar o processo de permissão para que pesquisadores brasileiros possam produzir a vacina de combate ao H1N1 assim que a Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibilize a cepa do vírus (grupo de microorganismos a que pertence o H1N1).

Dirceu Raposo também procurou tranqüilizar e alertar a população para que não se automedique. Ele esclareceu que ácido acetilsalicílico e paracetamol não agem como antigripais e apelou às farmácias para que orientem os consumidores que procurarem essas substâncias para prevenir a gripe H1N1.

Após essa exposição, a presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), indagou se, a exemplo do combate à cólera nos anos 90, também estavam sendo colocadas barreiras sanitárias para interceptar veículos oriundos de áreas contaminadas. Dirceu Raposo informou que todos os veículos que vêm de outros países com fronteira terrestre com o Brasil estão sendo monitorados.

Simone Franco / Agência Senado



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Anvisa diz que não haverá relaxamento das medidas de combate à gripe suína

Presidente da Anvisa diz que fronteiras são monitoradas para evitar gripe suína

Rosalba diz que o Brasil não pode baixar a guarda na prevenção da gripe suína

Flávio Arns volta a pedir plano de prevenção contra a gripe suína no Senado

Rosalba: RN é campeão em mortes por gripe suína

Temporão fala na CAS sobre gripe suína