Rosalba lembra os 80 anos do primeiro voto feminino no Brasil
A senadora Rosalba Ciarlini (DEN-RN) saudou em Plenário os 80 anos do registro de Celina Guimarães Viana como primeira mulher eleitora no Brasil e na América Latina. Nascida em Mossoró (RN), Celina faleceu em 1972 e, conforme ressaltou a senadora, é lembrada por ter antecipado em cinco anos a conquista do voto feminino no Brasil.
- Seu pedido de registro, amparado por lei sancionada em 25 de outubro de 1927, pelo então governador José Augusto Bezerra, foi acatado, um mês depois, pelo juiz Israel Ferreira Nunes. Assim, ela antecipou em cinco anos a conquista do restante das brasileiras, que só tiveram reconhecido seu direito ao voto pela Lei Eleitoral de 1932, mais tarde ratificado pela Constituição de 1934 - frisou a senadora.
Rosalba lembrou o papel inovador de Celina Guimarães como educadora, ao adotar metodologias de ensino que estimulavam a participação dos alunos, e a amizade entre a professora e Bertha Lutz, construída na luta pela conquista dos direitos políticos das mulheres.
- Hoje somos mais da metade do eleitorado nacional e, embora a participação das mulheres na vida política nacional venha crescendo, ainda ocupamos um espaço desproporcional ao que merecemos e ao que efetivamente ocupamos em outras áreas da vida social - disse ela.
A destacar a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", a parlamentar concluiu seu pronunciamento enaltecendo o exemplo de Celina Guimarães, "que se recusou a aceitar a invisibilidade e o silêncio".
27/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys comemora os 78 anos do voto feminino no Brasil
Sarney abre exposição sobre 80 anos do voto feminino no Brasil
Senado inaugura exposição sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil
Senado comemora 70 anos do voto feminino
Senado abre exposição sobre 70 anos do voto feminino
Emilia convida para o evento Os 70 Anos do Voto Feminino