Roseana diz que lutará pelos recursos destinados ao Aeroporto de Barreirinhas (MA)
"O Maranhão não deve, nem pode, abandonar seu mais valioso trunfo turístico: a conjunção de São Luís com os Lençóis Maranhenses". A afirmação foi feita nesta quinta-feira (19) pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) que, da tribuna do Plenário, informou que, ao lado dos senadores Edison Lobão (DEM-MA), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e José Sarney (PMDB-AP), e da bancada de deputados federais do estado, lutará contra a decisão tomada pelo governador Jackson Lago de abdicar da ampliação e internacionalização do Aeroporto de Barreirinhas (MA) em favor do Aeroporto de Parnaíba (PI).
Em reunião realizada no último sábado (14), na cidade piauense de Luiz Correia,Jackson Lago assinou um protocolo - junto com os governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Piauí, Wellington Dias - criando um consórcio para incentivar o turismo regional com foco no roteiro Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE). Um dos pontos do documento seria a transferência dos recursos destinados no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que estariam previstos para ampliação e internacionalização do aeroporto de Barreirinhas para o de Parnaíba.
- Nada tenho, nem poderia ter, contra o aeroporto de Parnaíba, que pode e deve ser ampliado. Mas abrir mão da ampliação do Aeroporto de Barreirinhas é comprometer esta conjunção entre o cultural e o ecológico que é a chave de nosso turismo maranhense - declarou Roseana, referindo-se ao fato de São Luís, por sua arquitetura e equipamentos históricos, atrair os turistas que buscam cultura, enquanto os Lençóis serem referência para o visitante que procura belezas naturais.
A senadora pelo Maranhão lembrou que, quando governadora daquele estado, construiu a ligação rodoviária entre São Luís e Santo Amaro e Barreirinhas, cidades consideradas portas de entrada dos Lençóis Maranhenses. Ela acrescentou que também conseguiu transformar os Lençóis em parque nacional e, com isso, que ele se transformasse em referência de destino. Por outro lado, na sua gestão São Luís passou a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.
Em aparte, o senador Edison Lobão disse também estar preocupado com a decisão tomada pelo governador Jackson Lago. Ele defendeu a necessidade de a decisão ser revista e relatou algumas iniciativas, na área de turismo, que tomou quando foi governador do Maranhão. Entre elas, Lobão citou a elaboração de um plano de turismo que ampliou a visibilidade do estado nos meios de comunicação do país e a assinatura de acordos no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).
Por sua vez, o senador José Sarney (PMDB-AP) confessou não entender a decisão do governador Jackson Lago, sobretudo quando o governador maranhense aceitou transferir para Parnaíba o status de porta de entrada para os Lençóis. Ele considerou fundamental essa porta de entrada continuar sendo São Luís, pela sua importância histórica e por ser considerada Patrimônio da Humanidade.
- Como abrir outra porta para o turismo no Maranhão que não seja no próprio Maranhão? Não sei qual a lógica desse portal que acabam de abrir para o turismo interno de Barreirinhas e, sobretudo, dos Lençóis, que é uma das coisas mais extraordinárias que Deus fez - observou José Sarney.19/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roseana defende internacionalização do Aeroporto de Barreirinhas
Aeroporto de Barreirinhas (MA) vai começar a operar voos
Portal de acesso aos Lençóis Maranhenses, Aeroporto de Barreirinhas pode ser internacionalizado
NAPOLEÃO DIZ QUE PFL LUTARÁ ATÉ O FIM PELOS R$ 177
Sérgio Petecão diz que lutará por recursos para o Acre
Roseana presta homenagem à cidade de São Luís pelos seus 391 anos