Roseana homenageia cronista maranhense



O aniversário de 80 anos do cronista, jornalista e poeta José Chagas, comemorado no último dia 29 de outubro, foi lembrado pela senadora Roseana Sarney (PFL-MA). Ela manifestou sua admiração e de todo o povo maranhense pelo trabalho do escritor nascido na Paraíba, mas que vive em São Luís (MA) há 50 anos e é autor de vários artigos, crônicas e livros sobre a capital maranhense, comoTelhados, Maré Memória, Os Canhões do Silêncio e Azulejos do Tempo, entre outros.

Roseana Sarney contou que para marcar a data a Assembléia Legislativa do estado conferiu ao poeta o título de Cidadão Maranhense e a Academia de Letras concedeu a cadeira 28 a José Chagas. O homenageado, acrescentou a senadora, atuou em vários cargos públicos do estado, como o de secretário-geral da Mesa da Câmara Municipal de São Luís e vereador da cidade.

- Queremos marcar com homenagens e muito carinho todo nosso orgulho de ter como filho do coração o paraibano mais maranhense do mundo - disse a senadora.

Roseana leu trecho de poesia do escritor, em que o mesmo afirma: "São Luís é todo de manhã como aviso claro do dia. São Luís requer a alegria do olho mas também o salto da alma e até o labor interno do sonho em sua fúria mansa sobre o real".

- Assim, José Chagas desenhou em versos nossa São Luís. Hoje, nós dizemos: José Chagas é eterno aviso de dia claro. Ele requer alegria e salto da alma. Faz sonhar sem fúria. Faz o real ser sempre melhor na sua sábia poesia - disse Roseana.



04/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo homenageia Roseana

Cem anos de nascimento do cronista esportivo Nelson Rodrigues

Morre o ex-senador Artur da Távola, o "cronista da vida"

Lobão quer recuperar rio maranhense

Embratur vai divulgar São João maranhense em Portugal

Bancada maranhense reúne-se com prefeitos eleitos