Roseana registra sanção de projeto de sua autoria que torna obrigatório o ensino de música na educação básica
A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) anunciou a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de projeto de sua autoria que torna obrigatório o ensino de música na educação básica. A lei foi sancionada no último dia 14 com um único veto, o que obrigava os professores de música a terem formação específica na área.
Para a senadora, o veto faz sentido, uma vez que sua intenção é que a implantação do ensino de música ocorra no menor tempo possível. Explicou que o objetivo da proposta é ampliar o aprendizado básico, particularmente para os mais carentes. Citou estudos e pesquisas os quais constatam que a música amplia a capacidade de entender e apreender informações, além de contribuir para o desenvolvimento psicomotor, emocional e afetivo.
- A música amplia o conhecimento, é oferta ampla e cada vez mais igualitária do conhecimento, é o melhor caminho para combater a exclusão e garantir direitos e oportunidades para todos - afirmou.
A parlamentar trouxe o exemplo da Escola de Música da Fundação José Sarney, em São Luís, com 600 alunos por ano. Ela agradeceu a todos que apoiaram o projeto, entre parlamentares, músicos e professores, além de integrantes do Ministério da Educação. Citou o deputado e cantor Frank Aguiar, relator da matéria na Câmara, e os músicos Francis e Olívia Hime, Wagner Tiso e Felipe Radicetti. Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) afirmou que, com a nova lei, "o brasileiro vai ganhar e melhorar a sua espiritualidade".
28/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE aprova projeto que torna obrigatório ensino de música na educação básica
Senadores e músicos manifestam ao ministro da Educação apoio ao projeto que torna obrigatório o ensino da música na educação básica
Projeto que torna airbag obrigatório, de autoria de Azeredo, segue para sanção presidencial
Músicos discutem projeto que torna Música disciplina obrigatória na educação básica
CE vai analisar projeto que torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais
CE aprova projeto que torna obrigatório ensino da Língua Brasileira de Libras