RS sedia seminário sobre municipalização do programa da ONU



O município de Ijuí (RS) sediou no último dia 27 de setembro o Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O seminário teve a finalidade de implantar os oito objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000 dentro dos municípios brasileiros.O evento contou com a participação do representante da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen.

Durante a abertura, o presidente do Corede Noroeste Colonial, Sérgio Luis Allebrandt, destacou que o processo de municipalização é fundamental e que muitos municípios ainda estão distantes do cumprimento desses objetivos, e mesmo os que já atingiram as metas têm dentro de seu território espaços onde os objetivos não foram completados. Ele ainda destacou que o seminário procura o alinhamento com as políticas públicas municipais, estaduais e federais.

 O vice-reitor de Administração da Unijuí, Laerde Sady Gehrke, destacou a participação da universidade no processo e disse que é necessário transformar a discussão em ações nos municípios.

O secretário-executivo do Núcleo Estadual ODM, Daiçon Maciel da Silva, destacou a importância da universidade e também das entidades regionais interessadas no desenvolvimento. Ele também destacou a importância dos municípios conhecerem os seus índices durante o processo.

O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplan), Gederson Mori, destacou que os municípios já estão, de forma indireta, desenvolvendo os objetivos propostos. Ele ainda destacou que o seminário ajudará os municípios a se aproximarem do estado.

Representando o Poder Executivo de Ijuí, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Sérgio Correa, destacou como um dos desafios a permanência dos jovens da zona rural e destacou a necessidade de analisar como produzir cada vez mais alimentos.

Na ocasião, prefeitos da região assinaram a pré-adesão à Agenda de Compromissos, que mostra os projetos e programas do governo federal que devem ser implantados nos municípios para o alcance das Metas do Milênio. A Agenda utiliza a informação como principal base de apoio à decisão estratégica de prefeitos e trabalha com indicadores oficiais que facilitam o planejamento e monitoramento das ações.

Ainda durante o seminário foi feita a instalação do Núcleo Regional, onde ocorrem fóruns articuladores do processo de municipalização no âmbito das respectivas regiões do estado.

Fonte:

ODM Brasil

 

 



07/10/2013 13:11


Artigos Relacionados


Brasília sedia seminário sobre saúde de deficientes

Rondônia sedia seminário sobre política penitenciária

Rio de Janeiro sedia seminário sobre liberdades individuais

Brasília sedia seminário sobre comércio exterior

Salvador sedia seminário sobre regularização fundiária

Brasília sedia seminário sobre Lei da Alimentação Escolar