Salvador sedia seminário sobre regularização fundiária



A Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) promove o Seminário Nacional de Regularização Fundiária.

O evento será realizado, em Salvador (BA), em parceria com a Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra (Anoter), entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Durante o encontro, painéis e um fórum de discussões vão debater temas relevantes para a regularização e gestão fundiária, como a governança e o uso da terra no Brasil, além das ações federais de cadastro e regularização fundiária e de modernização do sistema nacional de cadastro rural. 

De acordo com o secretário da SRA, Adhemar Almeida, há hoje o entendimento, por parte dos órgãos envolvidos com o tema, da necessidade de uma gestão fundiária mais efetiva no País.

“Estamos caminhando a passos largos nas ações de cadastro e regularização fundiária no Brasil, fruto da nossa capacidade de articular parcerias e da compreensão, cada vez mais presente, de que temos de criar e fortalecer os instrumentos e ações de governança do regime de propriedade e uso da terra no Brasil”, afirmou o secretário.

Segundo Almeida, as ações são para enfrentar a tendência mundial de reconcentração, pela questão ambiental como, também, pela consolidação da democracia e sustentação de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social.

O encontro vai reunir secretários, coordenadores e técnicos do MDA, do Ministério do Meio Ambiente e do Governo da Bahia; presidente e membros dos Órgãos Estaduais de Terra e da Anoter; além de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), dos Movimentos Sociais de Trabalhadores Rurais (Contag, Fetraf, Movimento dos Pequenos Agricultores e Pastoral da Juventude Rural), das centrais sindicais (CUT e CGT) e convidados.

Programação

Serão tema de painel e de debate as ações de governança fundiária que vêm sendo desenvolvidas na França e Uruguai, conhecidas a partir do intercâmbio realizado pelo MDA em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

As inovações relacionadas ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), ao Sistema Integrado de Gestão Fundiária (SIGEF), ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as interfaces desses sistemas como Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), também estão na pauta do Seminário.

O Fórum, promovido pelos Órgãos Estaduais de Terra (OET), vai trazer para um amplo debate, no próximo dia 5, questões referentes à regularização fundiária, aos avanços já obtidos e ao planejamento das ações da OET para 2014.

Programa de Regularização Fundiária do MDA

O Programa de Cadastro de Terras e Regularização viabiliza aos agricultores familiares a permanência na terra, por meio da segurança jurídica da posse do imóvel.

A iniciativa atende as áreas rurais devolutas de domínio Estadual e consiste numa ação social que, por meio do reordenamento agrário, viabiliza a titulação, garantindo aos agricultores familiares o acesso às demais políticas públicas do governo, entre elas o crédito rural e a assistência técnica.

O projeto também apoia os governos estaduais no fortalecimento de institucional dos órgãos de terra, nas ações de regularização e no ordenamento fundiário.

Já o Programa Terra Legal é um programa de regularização fundiária de atuação especifica em terras públicas federais da Amazônia Legal que não estejam em reservas indígenas, florestas públicas, unidades de conservação, marinha ou reservadas à administração militar.

O Terra Legal tem como objetivos a segurança jurídica e o estimulo a criação e o desenvolvimento de modelos de produção sustentável na Amazônia Legal.

Serviço

Seminário Nacional de Regularização Fundiário

Local: Sol Barra Hotel, Av. Sete de Setembro, 3577 – Barra – Salvador/BA

Data / Hora:

03/12 - 18h às 20h – Abertura
04/12 – 9h às 17h;
05/12 – 9h às 17h e
06/12 – 8h30 às 11h30

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



02/12/2013 16:33


Artigos Relacionados


Santos sedia simpósio regional sobre regularização fundiária

Alckmin participa de seminário sobre regularização fundiária

Serys anuncia seminário sobre regularização fundiária em Cuiabá

Cidades publica cartilha sobre regularização fundiária

Segue debate sobre a MP da regularização fundiária na Amazônia

Serys comemora edição de MP sobre regularização fundiária na Amazônia