Ruben Figueiró cobra postura do governo sobre terras indígenas



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (23), a postura do governo diante dos conflitos de terra em Mato Grosso do Sul envolvendo comunidades indígenas. Ele cobrou uma proposta razoável capaz de deter as invasões de terra e promover a conciliação entre índios e não-indios, temendo que a falta de uma "definição real e concreta" resulte em tragédia.

- Que o governo federal use o tempo que tem para agir, a fim de que os princípios constitucionais do direito à propriedade, do marco temporal estabelecido por decisão do Supremo Tribunal Federal sejam respeitados, e a paz, a ordem, a conciliação sejam restabelecidas como primado da convivência fraternal - sublinhou.

O senador cumprimentou a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, pelo acordo - firmado no fim de junho em Campo Grande - que daria "em 45 dias" uma solução considerada definitiva para os conflitos. Segundo Ruben Figueiró, ao fim do prazo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou uma proposta "enganosa" que foi recusada pelo governo do estado.

O parlamentar ainda acusou o ministro Eduardo Cardozo de ter evitado comparecer a audiência no Senado para discutir o impacto das demarcações de terras indígenas na agricultura. Ruben Figueiró reafirmou seu compromisso com a questão indígena, salientando sua esperança de que índios e não-índios possam restaurar a situação de convivência pacífica em seu estado.

- Poderá chegar a um clima que nem o derramamento de sangue conseguirá restabelecer a vida harmônica do passado. Esse sangue que poderá ser derramado não honrará nenhuma das partes - advertiu.



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró cobra solução para conflitos entre produtores e indígenas

Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras

Ruben Figueiró cobra melhoria da navegabilidade do Rio Paraguai

Tião Viana cobra do governo demarcação de terras indígenas

Figueiró critica processo de demarcação de terras indígenas

Figueiró elogia decisão de incluir outros órgãos no processo de demarcação de terras indígenas