Ruben Figueiró cobra solução para conflitos entre produtores e indígenas



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) apoiou a iniciativa de entidades de Mato Grosso do Sul, que farão manifestação pública no dia 7 de dezembro, com venda de produtos para arrecadar dinheiro a fim de divulgar, nos meios de comunicação, informações sobre a omissão do governo nos conflitos de terras entre agricultores e indígenas.

Ele reclamou que várias autoridades do governo foram consultadas para solucionar o problema, só que nada sai do papel. Por isso, acredita que a última saída é procurar a própria presidente da República, Dilma Roussef, e entregar a ela a reivindicação dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

– Primeiro, aquisição de terras não-indígenas, por meio de desapropriação, pela união, pelo interesse social; segundo, aquisição de terras em conflitos ou judicializadas por meio de aporte financeiro por parte da união, para o fundo estadual de terras indígenas do estado de Mato Grosso do Sul, Fepat; terceiro, que a união possibilite a utilização, pelo estado, dos recursos comprometidos com a dívida com a união, que representam 15 por cento da receita corrente líquida do estado para aquisição das terras – justificou Ruben Figueiró.



04/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró cobra postura do governo sobre terras indígenas

Funai estimula confronto entre índios e produtores no MS, afirma Ruben Figueiró

Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras

Ana Amélia cobra ações imediatas para diminuir conflitos entre índios e produtores rurais

Ana Amélia busca solução para conflito entre produtores rurais, quilombolas e indígenas no Sul do país

Ruben Figueiró acusa Funai de estimular conflitos de terra no MS