Ruben Figueiró manifesta posição favorável ao fim das doações de empresas na eleições
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) manifestou sua posição favorável ao fim das doações de empresas em campanhas eleitorais, questão que está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal em ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Concordando com editorial do jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema, ele considerou nefasto o atual modelo de financiamento das campanhas eleitorais, que seria o motivo fundamental dos grandes escândalos de corrupção na história recente do país.
Citando editorial do jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema, o parlamentar disse que para cada R$ 1,00 doado por uma empresa, haveria um retorno 8,5 vezes maior sob a forma de contratos obtidos com os governos cuja eleição foi patrocinada. Essa seria, em sua opinião, a principal razão das empreiteiras liderarem com folga as listas de financiadores de campanhas.
- Por esse motivo, vejo com bons olhos a proposta da OAB em torno da supressão das doações de empresas para as campanhas eleitorais.Concordo com a premissa de que pessoas jurídicas não votam, portanto, não podem de maneira nenhuma influir determinantemente num processo de escolha democrática. Quem vota é o cidadão. A esse cabe todo o poder para escolher seus representantes - afirmou
19/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ruben Figueiró manifesta preocupação com segurança em área de fronteira
Eleições: CCJ conclui nesta quarta votação de projeto que proíbe doações de empresas
Ruben Figueiró critica importação de etanol dos EUA
Ruben Figueiró questiona perspectivas do Mercosul
Ruben Figueiró lamenta enchente do Rio Taquari
Ruben Figueiró defende CPI exclusiva sobre Petrobras