Ruben Figueiró lamenta enchente do Rio Taquari



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) lamentou, nesta segunda-feira (29), a enchente do Rio Taquari, que banha o estado do Mato Grosso do Sul. Segundo Figueiró, o rio é uma das relíquias mais importantes da ecologia brasileira e o seu transbordamento, consequente do aumento de terras em processo de erosão, traz danos ambientais catastróficos para todo o país.

– No curso do tempo muito se falou, muito se propagou, muito se discutiu, mas nada de efetivo por parte de autoridades, tanto federais, quanto estaduais e municipais foi feito no sentido de equacionar e resolver a questão do assoreamento do rio Taquari. Deixaram a água correr – disse.

O senador citou estudos da Embrapa Pantanal segundo os quais atualmente a inundação do Taquari já atingiu uma área de 3 milhões de hectares, afetando cerca de 335 fazendas. Figueiró informou que no período de 1970 a 1996 houve uma redução de quase 500 mil cabeças de gado na região.

– Ao mesmo tempo, a produção pesqueira diminuiu progressivamente, seguida de danos ambientais catastróficos: o aumento das inundações destruiu a vegetação, provocando uma alteração florística de 757 espécies (40% da flora do Pantanal) – destacou.

Embrapa

Ruben Figueiró elogiou o trabalho que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem realizando ao longo dos seus 40 anos de existência. O senador ressaltou a importância dos engenheiros Eliseu Alves e Alysson Paulinelli na implantação da Embrapa e destacou que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais recebeu influxos positivos da empresa.

– Nós temos lá três unidades: uma unidade de gado de corte, em Campo Grande; uma unidade dedicada exclusivamente à agricultura, a Embrapa Oeste, em Dourados; e a Embrapa Pantanal, que cuida daquela imensa riqueza que o Brasil tem – explicou.

Em aparte, a senadora Ana Amélia parabenizou Figueiró pelo pronunciamento e destacou a relevância da Embrapa para a economia brasileira, especialmente na produção agropecuária.



29/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró lamenta morte do ex-senador João Faustino

Ruben Figueiró lamenta morte de índio em reintegração de posse no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró critica importação de etanol dos EUA

Ruben Figueiró questiona perspectivas do Mercosul

Ruben Figueiró defende CPI exclusiva sobre Petrobras

Ruben Figueiró diz que Mais Médicos desrespeita Constitutição