Ruben Figueiró questiona perspectivas do Mercosul
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) afirmou, na tarde desta quinta-feira (14), em Plenário, que está desiludido com o Mercosul. Ele apontou a fragilidade e a falta de perspectiva do bloco. Ele lembrou que o Mercosul foi criado no início da década de 1990 para fortalecer o comércio entre os países membros e integrar a região, mas pouco disso tem se visto nos últimos anos.
Figueiró citou o artigo Mercosul na encruzilhada, do embaixador Rubens Barbosa, publicado no último domingo (10) pelo jornal O Estado de S. Paulo. No artigo, o embaixador aconselha o Brasil a assumir a liderança do bloco e diz que a agonia do Mercosul começou com sua politização, evidenciada em decisões ideológicas – quando o caráter das escolhas deveria ser econômico.
- Não precisa ser um grande especialista para perceber que essa politização tem prejudicado enormemente o objetivo final do Mercosul – declarou o senador.
Figueiró também criticou a falta de habilidade da diplomacia brasileira em relação ao protecionismo argentino. Com base em informações da senadora Ana Amélia (PP-RS), Figueiró disse que as exportações brasileiras para o Mercosul caíram 15% em 2012, em relação ao ano anterior. Para o senador, as frustrações com o Mercosul já deram sinais suficientes de que é melhor para o Brasil se relacionar individualmente com cada país.
- É lamentável que hoje estejamos engessados pelas regras do Mercosul, prejudicando nossos interesses. Precisamos ter liberdade para negociar diretamente com outros países e outros blocos – concluiu.
Voto aberto
Ruben Figueiró também voltou a defender o voto aberto. Ele disse que, na sessão dessa quarta-feira (13), o Plenário começou a debater “um dos mais importantes temas de seu livro parlamentar” – quando a PEC do Voto Aberto (PEC 43/2013) foi aprovada em primeiro turno. O senador registrou que tem mais de 55 anos de vida pública e jamais se deixou “fixar em ideias retrógradas”.
- Estou convencido de que se deve ouvir o povo – afirmou.
14/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ruben Figueiró questiona contratação de médicos cubanos
Ruben Figueiró defende criação da Rede Sustentabilidade e questiona critérios do TSE
Ruben Figueiró questiona leilões do governo para rodovias e ferrovias
Ruben Figueiró pede que Brasil se afaste do Mercosul
Ruben Figueiró critica importação de etanol dos EUA
Ruben Figueiró lamenta enchente do Rio Taquari