Sabesp apresenta seus resultados financeiros
Houve crescimento de 6,9% na receita operacional bruta, além de um aumento de 11,5% no primeiro semestre do ano.
Em teleconferência sobre os resultados financeiros da Sabesp no segundo trimestre de 2006, nesta quinta-feira, dia 17, o diretor econômico financeiro e de relações com os investidores da empresa, Rui Afonso, destacou entre outros aspectos positivos do balanço, o crescimento de 6,9% na receita operacional bruta, além de um aumento de 11,5% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
O LAJIDA (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 1.286,5 milhões e a margem alcançou 48,4%. O lucro líquido, por sua vez, chegou aos R$ 503,5 milhões nos seis primeiros meses deste ano.
A Sabesp – uma das maiores prestadoras de serviços de água e esgoto do mundo com base no número de clientes – obteve no segundo trimestre de 2006 receita operacional bruta de R$ 1.422 milhões e LAJIDA de R$ 591,3 milhões. O crescimento de 6,9% na receita operacional bruta decorreu principalmente do aumento de 2,4% do volume faturado de água e esgoto e do reajuste tarifário de 9% a partir de agosto de 2005, compensado parcialmente por uma concentração dos clientes cujos consumos foram cobrados nas faixas tarifárias intermediárias.
No segundo trimestre de 2006, a Sabesp aumentou a produtividade por empregado em 3,8%. A quantidade de ligações por empregado passou de 640 para 664.
PARCERIA PÚBLICO PRIVADA
Uma das questões levantadas durante a teleconferência - aberta a analistas, investidores e jornalistas - foi a licitação que a Sabesp abriu para repassar à iniciativa privada, através de PPP (Parceria Público Privada), a ampliação e o gerenciamento do sistema Alto Tietê. A Sabesp esclareceu que não se trata de privatização, pois ao final de 15 anos de concessão, os investimentos retornam à Sabesp.
Trata-se do primeiro e maior PPP no setor de saneamento básico e que vai ampliar a capacidade de produção do Sistema Alto Tietê de 10 para 15 mil litros de água por segundo.
A parceria representa um negócio de R$ 1,3 bilhão, por meio de um contrato de prestação de serviços de 15 anos. Ao vencedor da licitação está previsto um investimento da ordem de R$ 300 milhões, nas obras de ampliação da estação, construção de 17,7 quilômetros de adutoras de grande porte, 4 reservatórios para armazenar 70 milhões de litros de água, entre outras melhorias. O tratamento de água continuará sendo feito pela Sabesp. Segundo a empresa, a iniciativa irá viabilizar investimentos para a realização de um conjunto de obras e serviços que irá ampliar a oferta de água e assegurar a regularidade do abastecimento em toda a região. A Sabesp enxerga a PPP como uma grande oportunidade para melhorar a eficiência na operação de diversos processos e serviços correlatos ao tratamento da água.
O projeto inclui desde a manutenção de barragens, serviços auxiliares relacionados ao processo de adução, tratamento e disposição final do lodo gerado na Estação de Tratamento de Água (ETA), até melhorias em instalações que impliquem em aumento da eficiência energética e conseqüente redução de custos.
O edital completo da PPP Alto Tietê está disponível para “download” desde de 15 de agosto de 2006, no site www.sabesp.com.br/licitacoes - mediante obtenção de senha no acesso “cadastre sua empresa”.
PRÊMIO VALOR 1000
O jornal Valor Econômico escolheu a Sabesp como a campeã entre as melhores empresas de 27 setores diferentes da economia brasileira. O prêmio foi entregue na última terça-feira, 15 de agosto.
Disputando o primeiro lugar entre as mil maiores empresas brasileiras, incluindo, nesse seleto grupo, Petrobrás, Vale do Rio Doce, Gerdau e Bradesco; a Sabesp foi, num primeiro momento, o grande destaque do setor de saneamento e, depois, a primeira entre as 27 escolhidas. Nesse ultimo ranking, a empresa disputou com outras importantes organizações, como Natura, Coca-Cola, Léo Madeiras, Queiroz Galvão, Semp Toshiba e CPFL Energia.
“Nos últimos tempos, a Sabesp tem sido quase imbatível em seu setor. Foi campeã do Valor 1000 em 2001 e 2004 e novamente agora, com especial destaque a sua capacidade de produzir receita liquida de quase R$ 5 bilhões, ou seja, 43% de tudo que as dez maiores do setor arrecadam, a margem da atividade (34,1%) e a sustentabilidade do crescimento.”
Valor ao negócio - Ao agradecer a entrega do prêmio, o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira Filho, destacou o enorme esforço que vem sendo realizado pelos seus dirigentes desde 1995, quando a empresa passou a viver uma nova era de sua história, voltada para a profissionalização, para o compromisso com resultados e para a permanente busca da excelência de seus serviços.
“Ingressamos na Bovespa, fomos ao Novo Mercado, lançamos ADRs nos Estados Unidos, tornamo-nos modelo de empresa pública, numa clara demonstração que de que a gestão pública pode ser eficiente. Somos 18 mil pessoas em busca do mesmo objetivo, todos empenhados em oferecer serviço da melhor qualidade em agregar valor ao negócio. A alma de nossos empregados está refletida em cada gota de água entregue à população atendida pela Sabesp”, comentou.
PRÊMIO MARKETING BESTNo dia 8 de agosto, a Sabesp recebeu o troféu que simboliza o desempenho e o trabalho social ao longo de 32 anos na prestação de serviços públicos voltados ao abastecimento e, principalmente, à qualidade de vida da população de São Paulo.
O Prêmio Marketing Best foi criado em 2002 pela Editora Referência e, em 2006, destacou 24 trabalhos de responsabilidade social no Brasil.
Atualmente a Empresa desenvolve 189 ações de responsabilidade soc
08/17/2006
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