Serys comemora edição de MP sobre regularização fundiária na Amazônia



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) parabenizou, nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela assinatura de medida provisória que permite a regularização fundiária na Amazônia.

A medida provisória amplia a possibilidade de regulamentação fundiária na Região Norte, prevendo a concessão, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de título de propriedade a trabalhadores que morem e cultivem em áreas de até 1.500 hectares. Antes, só recebiam título de propriedade fazendas com até 500 hectares.

- Para Mato Grosso, a aprovação dessa medida provisória poderá ser a redenção e o renascer de novas esperanças para milhares de famílias- afirmou Serys, assinalando que a alteração deverá beneficiar 90% dos posseiros da Amazônia.

Transferência de presos

A petista ressaltou ainda a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de projeto de lei da Câmara (PLC 9/08) que trata da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos penais federais de segurança máxima.

Segundo explicou, a proposição impedirá que o sistema penal brasileiro entre em colapso, uma vez que está se esgotando o prazo para a manutenção de presos considerados de alta periculosidade em presídios federais de segurança máxima. Acabado tal prazo e sem essa lei sancionada, grande parte dos presos na situação do traficante Fernandinho Beira-Mar terão que retornar aos presídios estaduais onde inicialmente cumpriam pena.



26/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho comemora regularização fundiária da Amazônia Legal

Valdir Raupp comemora aprovação da MP da regularização fundiária da Amazônia

Serys anuncia seminário sobre regularização fundiária em Cuiabá

Segue debate sobre a MP da regularização fundiária na Amazônia

MP sobre regularização fundiária na Amazônia aguarda votação na Câmara

CRA discute regularização fundiária na Amazônia Legal