Sancionada lei que autoriza free shops em cidades de fronteira



Venda será autorizada somente para pessoas físicas

 

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (10), com apenas um veto, a lei que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em cidades de fronteiras do Brasil com outros países. Poderão ser comercializadas mercadorias nacionais e importadas, com pagamento em moeda nacional ou estrangeira.

Segundo a norma, a autorização poderá ser concedida aos municípios caracterizados como "cidades gêmeas" de estrangeiras na linha da fronteira. Será autorizada somente a venda de produtos para pessoas físicas.

As cidades gêmeas são aquelas que ficam em fronteira seca, sem divisão muito clara de onde começa uma e termina a outra. São exemplos desse tipo de cidade Tabatinga (AM), no Brasil, e Leticia, na Colômbia. Ou ainda Santana do Livramento (RS) e Rivera, no Uruguai.

A presidenta vetou um trecho da lei, que, na avaliação da Advocacia-Geral da União, criaria um novo tipo penal, ao estabelecer que a infração a normas tributárias seria caracterizada como crime, punível com detenção de um a três anos ou multa.

“Ao instituir novo tipo penal mediante simples remissão a dispositivo que estabelece infração disciplinar, fez-se uso de técnica legislativa inadequada, uma vez que a tipificação criminal deve buscar parâmetros mais estreitos que os empregados para as infrações administrativas. Ademais, já há previsão legal apropriada para sancionar infrações a normas tributárias, seja na esfera administrativa, seja na esfera penal”, diz a justificativa para o veto.

A lei foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União e já está em vigor.

Leia mais:

Aplicativo para celular facilita entrada de brasileiros na Alfândega

Usina de Itaipu é tema de documentário de canal de TV por assinatura

Forças Armadas mobilizam 5 mil militares para a Operação Amazônia 2012

 

Fonte:

Agência Brasil

 

10/10/2012 19:02


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que autoriza criação de ‘free shops’ em cidades de fronteira

Cidades de fronteira poderão ter free shops

Ana Amélia pede aprovação de ‘free shops’ em cidades da fronteira

Mozarildo Cavalcanti defende criação de free-shops cidades de fronteira

Líder negocia acordo sobre ‘free shops’ em cidades de fronteira

Marco Maia e Ana Amélia buscam acordo para autorização de 'free shops' em cidades de fronteira