São Félix do Xingu (PA) recebe missão de monitoramento



Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) concluem, nesta quarta-feira (13), no município paraense de São Félix do Xingu, uma série de atividades com representações locais, agricultores, governo e associações para o monitoramento das ações do “Projeto Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento em São Félix do Xingu”, município que conta com o maior rebanho bovino do país e um dos que vem trabalhando intensamente para controlar as taxas do desmatamento, que já foi a maior entre os municípios da Amazônia.

Temas relacionados à redução de desmatamento e boas práticas agropecuárias integrarão a agenda de trabalho da Missão de Monitoramento da FAO. A visita conta com a participação do técnico da FAO responsável pelo monitoramento do projeto, Olivier Dubois, do diretor do MMA, Adalbert Eberhard, e da coordenadora nacional do projeto, Nazaré Soares, ambos do MMA.

O projeto

O Projeto Pacto Xingu, implantado no município desde 2011, é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo MMA em parceria com a Comissão Europeia (CE) e com a FAO, e conta com a participação de instituições federais, municipais e estaduais, representações do setor produtivo, setor privado e organizações da sociedade civil, com atuação no município.

Além de contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia e das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, o projeto pretende suprir o município de instrumentos adequados de gestão territorial e ambiental para o monitoramento e controle do desmatamento. A intenção é tirá-lo da lista dos que mais desmatam na região, instrumentalizando-o para a execução de padrões sustentáveis de produção e de promoção de melhorias na qualidade de vida das populações locais.

Agenda

Nesta quarta-feira (13), a equipe participará da 2ª Reunião de 2013 do Comitê de Articulação Institucional do Projeto Pacto Xingu (CAIP). O CAIP tem a função de colaborar no cumprimento dos objetivos do projeto e apoia na elaboração dos planos anuais de planejamento. Finalizando a visita de monitoramento, haverá também o lançamento da iniciativa do projeto de apoio à piscicultura, voltada para agricultura familiar, através da qual, inicialmente, 30 pescadores receberão ajuda para a construção e a manutenção de tanques, associado ao compromisso de recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e da reserva legal da propriedade.

Segundo Nazaré Soares, a visita de monitoramento permite uma melhor visão do alcance do projeto e dos problemas enfrentados pelos produtores rurais, possibilitando, desta forma, os devidos ajustes para a efetiva redução do desmatamento ilegal em São Félix do Xingu.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



13/11/2013 10:02


Artigos Relacionados


Observatório ambiental contra desmatamento chega ao município de São Félix do Xingu

Projeto em São Félix do Xingu conta com 6,8 milhões de euros para ações de desmatamento

Flexa Ribeiro pede solução para impasse entre agricultores e índios em São Félix do Xingu

Sarney recebe general Jorge Armando Felix

Altamira recebe o Comitê Gestor de Plano Sustentável do Xingu

Região de Belo Monte recebe equipamentos e materiais do Xingu sustentável