Flexa Ribeiro pede solução para impasse entre agricultores e índios em São Félix do Xingu



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, uma solução para o impasse entre colonos e índios da área de Apitereua, no município de São Félix do Xingu. De acordo com o parlamentar, a área foi "homologada indevidamente" pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007.

Flexa Ribeiro informou que a área reserva 733 mil hectares para 141 índios, enquanto 2,5 mil famílias, levadas para lá pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estão sendo desalojadas. Ele pediu que os colonos sejam indenizados. De acordo com o senador, se não houver uma ação do governo federal, haverá derramamento de sangue. Os colonos estão acampados defronte o Ministério da Justiça, onde houve uma reunião nesta terça-feira (5) para tratar do assunto.

Marabá

No mesmo pronunciamento, o parlamentar parabenizou a cidade de Marabá pelos seus 98 anos de emancipação política. Em requerimento, solicitou um voto de aplauso para o município. O parlamentar lembrou que a cidade ocupa posição estratégica no sudeste do Pará, sendo cortada pelas rodovias Transamazônica e PA-150 e pela ferrovia de Carajás. A cidade é ainda banhada pelos Rios Tocantins e Itacaiúnas.



05/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reunião conjunta debate impasse entre índios e agricultores

Senadores cobram da Funai solução para conflitos entre agricultores e índios

Covatti pede mais segurança para área de conflito entre índios e agricultores

Flexa Ribeiro pede entendimento entre estados na questão dos 'royalties'

Flexa Ribeiro quer discutir impasse nas obras em Belo Monte

Flexa Ribeiro diz que orçamento só será votado com solução para perdas da Lei Kandir