São Paulo ganha nova Reserva Particular do Patrimônio Natural
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Águas Claras foi inaugurada nesta quarta-feira (25) no município de São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo. A reserva, de 14,43 hectares, é aberta para o desenvolvimento de pesquisas científicas e visitas turísticas, recreativas e educacionais, previstas no Termo de Compromisso e no seu plano de manejo.
Particular
As reservas particulares são instituídas em áreas privadas com o objetivo de conservar a diversidade biológica encontrada na área. E, se por um lado o cidadão disponibiliza seu patrimônio como um contribuinte para a proteção dos ecossistemas brasileiros, por outro, ele ganha alguns benefícios, como isenção de impostos sobre a terra. Mesmo se o patrimônio particular for vendido, ele continua sendo uma unidade de conservação (UC) e deve ser preservada.
Quem se interessar em proteger uma área de sua propriedade, tornando-a uma reserva particular, precisa fazer a solicitação online junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por meio do Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (SIMRPPN).
Confira mais informações em como criar uma RPPN, clique aqui.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
03/10/2013 13:03
Artigos Relacionados
Taipa Rio do Couro em Itaiópolis (SC) ganha título de Reserva do Patrimônio Natural
Instituto Chico Mendes cria Reserva Particular do Patrimônio Natural em Porto Seguro
Reserva Ducke será reconhecida como patrimônio natural relevante para a pesquisa científica
Brasil ganha mais duas Reservas de Patrimônio Natural
São Paulo ganha nova unidade da Embraer sem guerra fiscal
Alcântara diz que é preciso preservar patrimônio natural do país