São Paulo recebe áreas aquícolas e aumentará produção de peixes
Áreas cedidas estão localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará e Capivara como também na Enseada de Búzios
Aproximadamente 70 hectares de áreas aquícolas, destinadas ao cultivo de pescado de água doce e salgada e um dos segmentos da produção animal que mais cresce no mundo, foram entregues pelo Governo Federal, ao Governo do Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 30. A partir da cessão de uso de águas aos aquicultores paulistas, será possível a produção de mais de 17 mil toneladas de pescado por ano no Estado.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
"É uma excelente alternativa para propriedades menores. Isso tem importância social, porque não precisa ter muita terra para produzir peixe e importância econômica, porque é renda, emprego e postos de trabalho, agregação de valor e saúde", disse o governador Geraldo Alckmin, durante cerimônia que reuniu também o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.
As áreas cedidas, por meio de licitação, estão localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará e Capivara como também na Enseada de Búzios. Os aquicultores que vão receber o certificado de cessão das áreas terão o direito de uso das águas da União por 20 anos.
Já nos próximos seis meses deverá estar concluído o sistema de sinalização náutica da área, onde serão criados peixes das espécies tilápia, pintado e bijupirá. Alckmin destacou que os novos licenciamentos aumentarão, de maneira substancial, a produção do Estado.
"Nós estamos acelerando o licenciamento com menos burocracia, preservando o meio ambiente, para estimular a produção. Hoje nós temos uma produção de menos de 20 mil toneladas ano e podemos chegar a 200 mil toneladas ano", completou o governador.
Do Portal do Governo do Estado
09/30/2013
Artigos Relacionados
Áreas aquicolas serão licitadas
Certificados de áreas aquícolas serão entregues em MT
Novas áreas aquícolas vão gerar 4,2 mil toneladas de pescado
Ministério divulga concorrência para áreas aquícolas no MT
Ministério cede áreas aquícolas a municípios de Santa Catarina
Licenciamento de parques aquícolas vai dobrar a produção em MG