São Paulo recebe Caravana Embrapa nesta semana



A Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias desembarca nesta semana no Estado de São Paulo com informações sobre as principais pragas de relevância econômica para as lavouras brasileiras, como a lagarta Helicoverpa armigera.

Com palestras agendadas nos municípios de Avaré (dia 11), Assis (dia 12) e Ribeirão Preto (dia 16), a Caravana vai orientar extensionistas e técnicos agrícolas sobre as estratégias de controle dessas pragas para que eles multipliquem o conhecimento na região.

Composta por pesquisadores e técnicos da Embrapa e de instituições parceiras, a Caravana vai explicar como identificar e caracterizar as principais pragas exóticas invasoras, além de ressaltar a importância da adoção do manejo integrado de pragas (MIP), uma estratégia que reúne diversas técnicas de controle e visa manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), Ladislau Skorupa, os benefícios da adoção do MIP podem ser observados na lavoura subsequente.

A utilização de inimigos naturais e de produtos biológicos otimiza o uso de defensivo químicos seletivos, reduzindo, assim, eventuais impactos negativos no homem e no meio ambiente.

Após as palestras serão promovidos debates para a troca de experiências e espaço para tirar dúvidas. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o MIP. Outros conteúdos podem ser acessados na página da Embrapa na internet.

Saiba mais

Desde dezembro do ano passado, a Caravana Embrapa vem percorrendo pólos agrícolas em diversos Estados, tais como: Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Tocantins, Amapá, Roraima, Pará e Distrito Federal.

As atividades são direcionadas para técnicos rurais e extensionistas de cooperativas, associações, empresas privadas, órgãos públicos e autônomos. As inscrições são gratuitas e realizadas nos dias e locais dos eventos.

Serviço

Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias

  • Avaré (SP)

11 de março – 8h30 às 12h30
Auditório do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Avaré
Av. Prof. Celso Ferreira da Silva, 1333
Contato: (14) 3733.1977

  • Assis (SP)

12 de março – 13h30 às 17h30
Auditório do Polo Regional Médio Paranapanema – APTA
Rod. SP 333 (Assis-Marília), km 397
Contato: (18) 3324.4301/3321-2026

  • Ribeirão Preto (SP)

14 de março – 8h30 às 12h30
Auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – AEAARP
Rua João Penteado, 2237
Contato: (16) 2102.1700

Fonte:
Ministério da Agricultura 



10/03/2014 15:43


Artigos Relacionados


Lins recebe 4° Caravana da Inclusão nesta sexta

São Paulo recebe a primeira Caravana da Anistia de 2011

Próxima parada da Caravana Embrapa será em MS

Caravana da Embrapa orienta comunidades no Nordeste

Caravana da Embrapa divulga manejo integrado de pragas

Caravana da Embrapa irá passar por diversas regiões do País