São Paulo recebe feira sobre tecnologia e energia limpa



São Paulo recebe, entre os dias 5 e 7 de novembro, 6ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível - Biotech Fair 2013. No evento, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, os visitantes poderão aprender sobre tecnologia em bionergia e biomassa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroenergia de Brasília (DF) estará na Biotech Fair 2013, vai apresentar para os visitantes a tecnologia de compactação que transforma biomassa em lenha ecológica, também conhecida como briquete. Serragem, cascas de arroz e amendoim, bagaço de cana e outros resíduos da produção agrícola, agroindustrial e florestal podem ser matéria-prima para esse produto. Com as mesmas aplicações da lenha, ele pode ser usado em fornos de padarias e pizzarias, bem como em indústrias e para aquecimento de residências.

A compactação da biomassa também pode dar origem aos péletes, produtos com granulometria menor que são particularmente favoráveis à alimentação de caldeiras por bombeamento. Levantamento realizado pela Embrapa Agroenergia no ano passado identificou 28 produtores de briquetes e péletes no Brasil, a maior parte no estado de São Paulo.

Quem visitar o estande da Embrapa Agroenergia poderá conhecer uma máquina briquetadeira exposta pela empresa Lippel. Também terá a oportunidade de conhecer materiais que podem ser usados como matéria-prima para a produção de briquetes.

O pesquisador José Dilcio Rocha, que estará no evento, diz que, diante dos preços altos dos combustíveis tradicionais, da crescente conscientização quanto à preservação ambiental e das dificuldades para obtenção de lenha, a produção e utilização de briquetes geram economia, comodidade e rentabilidade. Rocha salienta que o aproveitamento dos resíduos ajuda na renda dos produtores rurais e industriais, além de evitar que esses materiais sejam queimados a céu aberto, o que causa danos ao meio ambiente.

Congressos

Paralelamente à Biotech Fair 2013, acontece o 8º Congresso Internacional de Bioenergia para o qual a organização espera 1.200 participantes e 400 trabalhos inscritos. Na reunião científica, o pesquisador José Dilcio Rocha vai apresentar a palestra “Desafios da produção de alimentos e bioenergia no Brasil”, na quarta-feira (6), à tarde.

Outro evento paralelo é 2º Congresso Brasileiro de Eucalipto, que se propõe a promover o intercâmbio entre os diferentes segmentos e profissionais (professores, pesquisadores, extensionistas, empresários e estudantes) que compõe o setor florestal brasileiro de eucalipto.

Fonte:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



05/11/2013 12:56


Artigos Relacionados


Tecnologia nuclear: passado sombrio pode dar lugar a energia limpa

Paulo Davim defende investimento em energia limpa

Paulo Davim comemora linha de crédito para produção de energia limpa

São Paulo recebe feira sobre cultura negra este fim de semana

Feira internacional de tecnologia em São Paulo expõe projetos de acessibilidade

Ciência e Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo recebe prêmio inter