Sarney associa-se à homenagem a Maciel
Nesta sexta-feira (19), antes da votação do requerimento de voto de aplauso ao senador Marco Maciel (PFL-PE) pela eleição para a Academia Brasileira de Letras (ABL), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) disse estar envolvido na mesma alegria que tem a Casa pela escolha de Maciel. O senador agradeceu em nome da ABL as homenagens, que mostram, na opinião de Sarney, o alto prestígio que a academia desfruta no Senado e no Brasil. O senador agradeceu as referências a seu nome e associou-se à homenagem a Maciel.
Sarney lembrou que a eleição para academia não é julgamento dos imortais e sim escolha. "Fernando Morais não foi julgado", observou. "É um grande escritor e sem dúvida tem sua posição na literatura reconhecida por todos".
José Sarney disse calcular a satisfação sentida por Maciel, a quem já parabenizou por telefone. Sarney disse que talvez a eleição de Maciel tenha sido uma sensação de satisfação maior do que a própria eleição dele para a ABL.
O presidente lembrou que a academia brasileira espelha uma tradição francesa de contar com nomes que tenham brilho na política e na literatura e lembrou imortais como Joaquim Nabuco, Machado de Assis, José Américo de Almeida e Gilberto Amado. Destacou ainda que a 41ª cadeira foi postumamente assegurada ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, como deveria ser dada de direito ainda em vida. O senador Paulo Octávio (PFL-DF), em nome de Brasília, agradeceu a homenagem ao fundador da cidade.
19/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM SE ASSOCIA À HOMENAGEM A RACHEL DE QUEIROZ
ACM SE ASSOCIA À HOMENAGEM DO SENADO A DOM HÉLDER
ACM SE ASSOCIA A HOMENAGEM PELOS 50 ANOS DE ISRAEL
ACM se associa a homenagens a Kyola Sarney
Senadores prestam homenagem a Marco Maciel
Marco Maciel presta homenagem a José Aparecido