Sarney autografa livros na Biblioteca do Senado Federal



Com a presença do presidente do Senado, Ramez Tebet, parlamentares e admiradores, o senador José Sarney (PMDB-AP) autografou seus mais recentes livros, Canto de Página e Saudades Mortas, em solenidade realizada nesta quarta-feira, às 19 horas, na Biblioteca do Senado Federal.

Saudades mortas, publicado pela Editora Arx, um dos selos do Grupo Siciliano, é mais um livro de poemas do escritor, jornalista, romancista e político. Autor de muitos títulos - entre eles o romance O Dono do Mar - com dez edições, traduzido para o francês, árabe, espanhol, grego e romeno, Sarney gosta de dizer que o destino o converteu em político, mas sua vocação é ser escritor.

Em Saudades Mortas, o senador oferece ao leitor poemas inéditos sobre sua infância e adolescência no Maranhão. Na obra, fala dos cenários de sua vida, dos anseios de adolescente, dos seus parentes e da descoberta do amor. A nostalgia, porém, nunca é mórbida, Sarney trata de evocar a saudade, sempre com os olhos no futuro.

Em Canto de Página, Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, apresenta uma coletânea de artigos escritos entre 1996 e 1998, para sua coluna no jornal Folha de S. Paulo. O livro traz reflexões sobre assuntos variados, como violência, desemprego, eleições, privatizações, -custo Brasil- e, até mesmo, odontologia.

O ex-presidente da República iniciou sua vida profissional dedicando-se às atividades jornalísticas em periódicos de São Luís, sua cidade natal, tendo sido colaborador de vários jornais do Nordeste. Tem mais de 30 obras publicadas, dentre elas A canção inicial (1952), A pesca do curral (1953), Partidos políticos (1979), Brejal dos Guajás (1985). Lançou romances de sucesso como O dono do mar (1995) e Saraminda (2000), livros de poemas como Maribondos de Fogo, livros de crônicas como A onda liberal na hora da verdade (1999) e de contos como Norte das Águas (1970).



11/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neta de Farias Brito autografa livros do seu avô no estande do Senado

SIMON AUTOGRAFA LIVROS E DEFENDE A CRIAÇÃO DE SUBCOMISSÃO NO SENADO PARA AVALIAR RÁDIO E TV

Paim autografa livros durante sete horas no estande do Senado na Feira de Porto Alegre

Simon autografa mil livros na Feira de Porto Alegre

Livros de Direito Civil são os mais consultados na Biblioteca do Senado

Biblioteca e instituto de reabilitação de Natal recebem livros doados pelo Senado