Sarney comemora vitória do "não" na Venezuela



Ao congratular-se com o povo venezuelano por ter rejeitado a reforma da Constituição que permitiria ao presidente daquele país se reeleger indefinidamente, o senador José Sarney (PMDB-AP) apelou ao presidente Hugo Chávez que reconheça a opção da população pela democracia e também abandone os planos de transformar o país em uma potência militar.

- A democracia é realmente o grande regime e ela tem uma extraordinária força. Foi através do processo democrático que, contra todas as expectativas, o povo da Venezuela resolveu não aprovar o modelo de governo proposto por Chávez e preferiu manter-se no caminho de aprimorar as instituições democráticas. Esse fato é, sem dúvida, uma notícia que certamente tranqüiliza a todos nós - afirmou José Sarney.

O senador lembrou que há mais de dois meses vem defendendo a necessidade de evitar que a América Latina tenha governos autoritários. Sobretudo, ele observou que o continente deve manter-se como o mais pacífico do planeta. Sarney opinou que a Venezuela, comandada por Hugo Chávez, vinha trilhando o caminho de se armar, medida que poderia ameaçar a paz na região.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) registrou que o presidente Hugo Chávez foi derrotado apesar de ter utilizado todos os instrumentos de coerção. Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que Sarney, depois de presidir o Brasil no período de transição democrática, entrou para a história como "Senhor Democracia".



03/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney comemora vitória do "não" e pede a Chávez que abandone as armas

PPB comemora vitória nas eleições municipais

Schneider comemora vitória eleitoral

(Flash) - Covas comemora vitória de Guga

Paim comemora vitória de Barack Obama

ALTHOFF COMEMORA VITÓRIA DE GUGA EM ROMA