Sarney corrige manchete do Jornal do Senado e diz que reforma da Previdência ainda será debatida
O presidente do Senado, José Sarney, retificou o verbo -dever- utilizado na manchete -Senado deve manter texto da reforma da Previdência- do Jornal do Senado desta sexta-feira (8). O texto levou o senador a destacar que, como defensor das prerrogativas do Senado, jamais deixaria de zelar pela autonomia e pela soberania da Casa na análise de qualquer matéria que a ela seja submetida.
- Fui o primeiro nesta manhã a procurar o diretor de Comunicação da nossa Casa (Armando Sobral Rollemberg) para, infelizmente, fazer uma retificação ao nosso jornal, na manchete publicada sobre declarações que prestei ontem à imprensa do país. Os senhores senadores poderão verificar nos outros jornais, todos, que nosso jornal realmente empregou um verbo como uma declaração atribuída a mim que não foi feita - declarou.
A sua longa experiência como parlamentar, afirmou Sarney, faz com que ele saiba que nenhuma proposta entra no Senado -sem exame, sem que possa ser estudada e modificada-.
- Eu seria, como presidente desta Casa, a última pessoa a dizer que o Senado deveria fazer uma aprovação ou antecipar uma decisão que cabe, soberanamente, a esta Casa. Se o Senado pode o mais, que é recusar a reforma, pode o menos, que é modificá-la - disse.Na conversa com os jornalistas na véspera, Sarney esclareceu que a reforma da Previdência já teve seus pontos fundamentais discutidos e intensamente estudados, o que diminuiria o espaço do Senado para uma reabertura das negociações.
- Essa é uma constatação de fato. Assim, eu acho que as observações feitas aqui pelos senadores foram, todas elas, baseadas nessa manchete (do Jornal do Senado ), no verbo dever que me foi atribuído sem que eu tivesse dele utilizado. Era a explicação que eu acho que eu devia à Casa e aos meus colegas - afirmou Sarney.
08/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eunício Oliveira informa que reforma administrativa será debatida ainda em outubro na CCJ
João Tenório corrige matéria da "Agência Senado" e do "Jornal do Senado"
Reforma administrativa do Senado será debatida em audiência da CMA
Sarney: reforma da Previdência será a possível e não abalará o país
Errata: Jornal do Senado corrige informação sobre o salário mínimo
A reforma política será debatida na Rádio Senado neste fim de semana