Sarney diz que Polícia do Senado é competente para investigar acusações de ex-diretor



Questionado pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), nesta quarta-feira (6), o presidente do Senado, José Sarney, leu para o Plenário trecho de uma súmula do Supremo Tribunal Federal sobre as atribuições da Polícia Legislativa, sustentando que ela tem condições de investigar as denúncias do casal João Carlos e Denise Zoghbi - ele ex-diretor de Recursos Humanos do Senado e ela ex-diretora do Instituto Legislativo Brasileiro. Eles disseram à revista Época que houve corrupção em contratações do Senado e que o ex-diretor geral, Agaciel Maia, seria sócio de empresas terceirizadas que têm contatos com a Casa.

- A súmula diz que as Polícias do Senado e da Câmara são competentes para fazer prisão em flagrante e inquérito. E nós pedimos um procurador da República para suplementar a investigação. A Mesa do Senado quer que a apuração seja a mais rigorosa possível. Vamos demonstrar que o Senado assume suas responsabilidades e vai cumprir com o seu dever e irá até as últimas consequências no esclarecimento deste caso - afirmou Sarney.

O senador Arthur Virgílio havia recomendado que a Mesa do Senado pedisse a participação da Polícia Federal nas investigações, pois uma investigação da Polícia Legislativa "não está convencendo a sociedade" e nem a Ordem dos Advogados do Brasil. Para ele, a presença da PF ao lado da Polícia Legislativa "eliminaria dúvidas sobre as investigações". Disse ainda que o Senado "não pode continuar desconectado da sociedade e pode por a perder as boas iniciativas tomadas neste caso".

O presidente José Sarney argumentou ainda que, se o procurador da República que acompanhará as investigações da Polícia Legislativa concluir que o trabalho não é suficiente, ele terá competência para pedir uma investigação judicial e chamar a Polícia Federal para tratar do assunto.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), corregedor do Senado, informou ter recebido ligação da diretoria do Banco Central, a qual informou que enviará dois peritos para dizer o que o Senado deve fazer no caso das denúncias de que teria havido irregularidades em empréstimos consignados (descontados em folha) do Banco Cruzeiro do Sul a servidores do Senado.



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney abre comissão de sindicância para investigar denúncias de servidor do Senado

Simon pede, novamente, afastamento de Sarney e comissão externa para investigar o Senado

Polícia Legislativa do Senado vai investigar denúncia de Demóstenes contra Agaciel

Arthur Virgílio quer investigar senadores que ocuparam cargos no período em que Agaciel foi diretor-geral do Senado

Solenidade de posse deve ser tranqüila, diz diretor da Polícia do Senado

Senado vai investigar Caso Banestado, afirma Sarney