Renan reivindica programas de primeiro emprego para jovens



O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), reivindicou a adoção de programas de primeiro emprego para jovens como meio de combater a exclusão social e a violência. Ele lembrou haver mais de 3,5 milhões de jovens na faixa dos 15 aos 24 anos procurando trabalho, contingente que representa a metade dos desempregados nacionais.

Para Renan Calheiros, as demandas dos jovens são globais, de modo que não adianta segmentar ações, como se o jovem precisasse apenas de campos de futebol.

- Itens básicos de uma política pública voltada para os jovens precisam incluir programas que combatam o ócio, a violência e o uso de drogas. Paralelamente, são necessárias iniciativas de promoção e orientação da saúde, bem como de programas de âmbito cultural que ofereçam acesso a bens culturais e valorizem a produção juvenil - argumentou.

O senador também disse não acreditar que as políticas públicas nas três esferas de poder, federal, estadual e municipal, sobreviverão sem parcerias com empresas privadas, organizações não-governamentais, associações de bairro e universidades.

Entre as iniciativas que os senadores podem propor, Renan Calheiros citou a mudança da atual legislação que proíbe a concessão de estágios a jovens sem o secundário completo. A modificação viabilizaria um programa mais agressivo de estágios para favorecer jovens que ainda estão estudando e derrubaria a taxa global de desempregados no país, disse.

O fato de as estatísticas mostrarem que os homicídios e os acidentes de trânsito representam as maiores causas das mortes entre os jovens aponta para a necessidade de alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida de adolescentes e jovens, dando-lhes condições efetivas de estudo, diversão e inserção no mercado de trabalho, explicou Renan.

- Políticas públicas desse tipo atacariam as causas da violência entre os jovens, além de abrir uma janela de esperança para eles e suas famílias, ao lhes proporcionar boa educação e qualificação profissional, a melhor maneira de lhes permitir a conquista de seu primeiro emprego - concluiu.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna defende programas de incentivo ao emprego para jovens

CAS aprova projeto que estimula o primeiro emprego para jovens

Eduardo Siqueira Campos aponta falhas nos programas Universidade para Todos e Primeiro emprego

Sarney diz que preparação dos jogos olímpicos devem ser uma oportunidade de primeiro emprego para os jovens

Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego

Suplicy comemora lançamento do Primeiro Emprego e unificação de programas sociais