Sarney diz que reforma política tem que ser votada imediatamente
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acredita que a reforma política deve ser votada "imediatamente" e que os parlamentares têm consciência da importância para o Brasil dessa reforma.
- É inadiável. Esse tipo de legislação que remonta ao século dezenove precisa mudar - afirmou.
Para Sarney, o Congresso Nacional tem que contribuir com a reforma e não deve apenas aprovar sem modificações a proposta que foi apresentada pelo Executivo nesta terça-feira (10), trazida aos presidentes do Senado e da Câmara pelos ministros da Justiça, Tarso Genro, e das Relações Institucionais, José Múcio.
Sarney disse que o "fatiamento" da reforma em seis partes é uma estratégia adotada pelo Executivo para agilizar a análise da matéria, mas afirmou que tentará votar a proposta em conjunto com outros projetos sobre o tema que já estão tramitando no Congresso.
Ele disse acreditar que alguns itens da reforma são "praticamente consenso" - como a fidelidade partidária e o financiamento público de campanha - mas que temas mais polêmicos terão que ser discutidos.
O presidente destacou a importância de reformas como essa citando o exemplo de bons resultados conseguidos com a reforma do Judiciário, como a instituição do controle externo do Judiciário e a criação da súmula vinculante que, segundo avalia, diminuiu em 41% o número de processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
10/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan diz que minirreforma eleitoral será votada imediatamente
Sarney: reforma administrativa deve ser votada este ano
Sarney diz que reforma tributária pode ser votada antes do Natal
Reforma eleitoral será votada hoje, confirma Sarney
Sarney diz que reforma eleitoral deve ser votada ainda hoje
Perillo: Sarney quer Reforma Tributária votada até 2011