Sarney diz que reforma tributária pode ser votada antes do Natal
O presidente do Senado, José Sarney, afirmou estar confiante em que, talvez antes do Natal, o Senado deve encerrar a votação da reforma tributária. Ele considerou nesta quarta-feira (19) que os entendimentos em torno dessa votação estão marchando bem e que a oposição tem plena consciência das responsabilidades conjuntas exigidas por essa mudança legislativa.
- Essa não é uma reforma do governo. É uma reforma que interessa à defesa da economia do país. E acho que não teremos problemas maiores.
Sarney explicou que a idéia de, numa primeira etapa, votar as matérias essenciais à governabilidade, sem destruir o núcleo da reforma, para, em seguida, votar a equalização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e, posteriormente, a unificação do ICMS com o Imposto sobre Serviços (ISS), garantirá a votação até o fim do ano.
Questionado pela imprensa sobre a timidez de uma reforma sem uma decisão definitiva a respeito do ICMS, Sarney disse que isso é compreensível.
- Mesmo no formato primitivo, a mudança sobre o ICMS não seria implementada em 2004. O ano de 2004 seria um ano praticamente de transição. E nós não vamos perder este ano desde que a gente chegue a um consenso nessa segunda etapa - afirmou o presidente do Senado.
19/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá acredita que reforma tributária será promulgada antes do Natal
Perillo: Sarney quer Reforma Tributária votada até 2011
Reforma tributária pode ser votada até dezembro, diz Garibaldi
Tião Viana: governo precisa empenhar-se mais para CPMF ser votada antes do Natal
Garibaldi: reforma tributária poderá ser votada até dezembro
Tebet diz que Senado poderá votar reforma tributária antes das eleições