Sarney diz que salário acima do teto deve ser regulamentado



Questionado, na manhã desta terça-feira (06), sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de considerar legal o pagamento de salários que, somados às aposentadorias, ultrapassam o teto dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, José Sarney, opinou que isso precisa ser regulamentado.

- Acho que essa é uma questão que deve ser resolvida. Está decidida, mas precisa de uma regulamentação. E essa é a interpretação que está tendo a justiça.

Sarney reafirmou que concorda que a questão seja regulamentada.

- Estamos só esperando a regulamentação porque, na realidade, a decisão já está tomada, de que o teto tem que ser obedecido - disse.

Perguntado se seria ele próprio um dos beneficiários dessa decisão, disse acreditar que a maioria dos senadores recebam aposentadoria.

- Eu acho que quase todos aqui tem aposentadorias. É quase impossível que ninguém tenha aposentadoria assim.

O TCU acaba de rever decisão de junho passado, concluindo que a incidência de salários acima do teto, os chamados "salários duplex" pagos a deputados e senadores, está dentro da lei. A situação ocorre quando um parlamentar, que recebe R$ 16.500 como salário mensal, ganha também uma aposentadoria e a soma desses dois proventos ultrapassa o teto constitucional de R$ 25.700, pago a ministros do Supremo Tribunal Federal.



06/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney diz que teto do funcionalismo deve ser regulamentado para toda a administração pública

Senado cortará salários acima do teto constitucional

Em atendimento a decisão judicial, Senado vai pagar salários acima do teto

Renan critica liminar que liberou pagamento de salários acima do teto

Ideli elogia decisões do STF sobre cortes de salários acima do teto

Decisão do TCU sobre salários acima do teto será cumprida imediatamente, diz Renan