Sarney diz que Senado vai regularizar Imposto de Renda sobre ajuda de custo
Indagado mais uma vez nesta segunda-feira (15) sobre a notificação da Receita Federal para que senadores e ex-senadores recolham imposto de renda sobre ajudas de custo recebidas no período entre 2007 e 2011, o presidente do Senado, José Sarney, disse que a questão está sendo resolvida pela Primeira-secretaria e pela Diretoria-Geral da Casa.
A ajuda de custo não foi tributada porque normas como o Decreto Legislativo 7 de 1995 definem esses recursos como de natureza indenizatória. A Receita Federal, porém, entendeu que os recursos têm caráter remuneratório, sendo necessária a aplicação do desconto de 27,5% referente ao IR.
No final de setembro, a Mesa do Senado decidiu que a Casa iria arcar com o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao período. Na avaliação de Sarney, pode ter havido uma mudança de entendimento sobre a questão por parte da Receita.
- O que nós achamos é que na realidade a Receita teve uma dupla interpretação porque, se no passado ela agiu assim, agora ela está agindo de maneira diferente, mas já extinguimos esse salário e vamos agora regularizar a situação – disse Sarney, lembrando que em maio, o Senado aprovou o fim da ajuda de custo paga aos parlamentares federais no início e no fim do ano, conforme disposto no Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 71/2011.
A proposta determina que os valores sejam concedidos apenas no início e no fim de cada mandato. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados.
15/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores devem prestar contas individualmente à Receita sobre ajuda de custo, diz Sarney
Mesa do Senado define pagamento do IR sobre ajuda de custo de senadores
Senado decide pagar IR sobre ajuda de custo, mas reclamará na Justiça
Senado divulga nota sobre recolhimento de IR incidente em ajuda de custo de senadores
Imposto de Renda ajuda a custear saúde, educação e programas sociais
Senado aprova projeto que restringe ajuda de custo a parlamentares