Mesa do Senado define pagamento do IR sobre ajuda de custo de senadores



O Senado vai arcar com o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente à ajuda de custo paga até o momento no início e no fim do ano aos senadores. A partir de agora, o pagamento de ajuda de custo implicará recolhimento do imposto e repasse pela Casa à Receita Federal. A decisão foi tomada pela Mesa do Senado em reunião na tarde desta terça-feira (25).

De acordo com o diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs), Fernando Cesar Mesquita, está sendo elaborado um projeto de resolução sobre o tema. A proposta deve ser publicada nesta quarta-feira (26) no Diário do Senado e, em seguida, deve entrar na Ordem do Dia.

No início do mês de agosto, a Receita Federal notificou senadores e ex-senadores para que recolhessem imposto de renda sobre ajudas de custo recebidas no período entre 2007 e 2011.

A ajuda de custo não foi tributada porque normas como o Decreto Legislativo 7 de 1995 definem esses recursos como de natureza indenizatória. A Receita Federal, porém, entendeu que os recursos têm caráter remuneratório, sendo necessária a aplicação do desconto de 27,5% referente ao IR. Mesmo com a efetivação do pagamento à Receita, o Senado discutirá a matéria judicialmente por entender que está respaldado em diplomas jurídicos sólidos.

Em maio, o Senado aprovou o fim da ajuda de custo paga aos parlamentares federais no início e no fim do ano, conforme disposto no Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 71/2011. A proposta determina que os valores sejam concedidos apenas no início e no fim de cada mandato. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados.



25/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa do Senado aprova corte na ajuda de custo de deputados e senadores

Senado divulga nota sobre recolhimento de IR incidente em ajuda de custo de senadores

Volta à pauta da CAE projeto sobre ajuda de custo dos senadores

Senadores devem prestar contas individualmente à Receita sobre ajuda de custo, diz Sarney

Senado decide pagar IR sobre ajuda de custo, mas reclamará na Justiça

Sarney diz que Senado vai regularizar Imposto de Renda sobre ajuda de custo