Sarney é agraciado com Ordem do Mérito Cultural



VEJA MAIS

O presidente do Senado, José Sarney, foi agraciado nesta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto, com a Ordem do Mérito Cultural 2012. Ele recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff a insígnia da classe Grã-Cruz, como reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. Ao todo, 41 artistas, cineastas, poetas, intelectuais e instituições foram homenageados pelo Ministério da Cultura.

A 18ª edição da solenidade, que marca o Dia Nacional da Cultura comemorado nesta segunda, foi dedicada ao compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga – o ‘Rei do Baião’, que estaria comemorando 100 anos de nascimento.

Foram agraciados ainda, entre outros, o escritor Jorge Amado ( in memoriam); a apresentadora de TV Hebe Camargo (in memoriam); a ministra da Cultura, Marta Suplicy; o apresentador Silvio Santos; as atrizes Marieta Severo e Regina Casé; o ator Mazzaropi (in memoriam); as cantoras Elba Ramalho e Fafá de Belém; o cantor Alceu Valença; o grupo musical Olodum e o artista plástico Abelardo da Hora.

Ao ressaltar o papel de Sarney no processo de valorização da cultura brasileira, a presidente Dilma lembrou que o presidente do Senado foi responsável pela edição da Lei  nº 7.505, de 2 de julho de 1986, quando ocupava a presidência da República. Batizada como Lei Sarney, a norma foi a primeira legislação federal de incentivo fiscal à produção cultural.

- Uma homenagem tardia, mas uma homenagem importante porque o senador Sarney é o precursor da chamada Lei Rouanet – registrou Dilma, grã-mestre da Ordem.

A presidente também ressaltou a diversidade e riqueza cultural do país e destacou o legado deixado por todos os agraciados.

– Esse é o momento de aplaudir  personalidades que contribuíram com seus talentos para a criação cultural do país. Todos os agraciados nos ajudam a entender os símbolos, os sentidos, os dramas, as utopias que nos identificam como povo – disse Dilma.

Asa Branca

Durante a solenidade, a cantora Elba Ramalho, interpretou – ao lado do pianista Miguel Proença; do neto de Gonzagão, Daniel Gonzaga; e de Chambinho do Acordeão – a canção “Asa Branca”, composta em 1947 pela dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Também foi inaugurada a exposição “O Imaginário do rei – visões sobre o universo de Luiz Gonzaga”, mostra que reúne, no Palácio do Planalto, obras de arte criadas em torno da iconografia do Rei do Baião.

- Luiz Gonzaga ajudou o povo a conhecer seu próprio país. Ele nos deixou músicas eternas e tornou o sertão universal – resumiu Dilma Roussef.

Ordem do Mérito Cultural

Desde a criação da homenagem, em 1995, já foram condecoradas mais de 500 nomes ilustres da história e das artes brasileiras. Os premiados – distribuídos em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro - tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e  analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito.



05/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi é agraciado com a Comenda Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

Sarney recebe artistas agraciados com a Ordem do Mérito Cultural

Personalidades são agraciadas com Ordem do Mérito Cultural

Recife recebe cerimônia de entrega das medalhas da Ordem do Mérito Cultural

Ordem do Mérito Cultural deste ano homenageia a jornalista e escritora Pagu

Alcântara: entrega da Ordem do Mérito Cultural por FHC é prova de combate ao racismo