Sarney e João Paulo recebem primeiro-ministro canadense
No encontro, Sarney disse a Martin que o Canadá é um país muito admirado pelo Brasil, principalmente por seus programas sociais e por sua reconhecida ação multinacional. Sarney destacou a coincidência de perspectivas entre os dois países.
Também mencionou o caso Embraer-Bombardier, um contencioso que há três anos desgastou as relações entre os dois países, em razão de as empresas se acusarem mutuamente de práticas desleais de comércio. Martin manifestou sua expectativa de que isso seja resolvido a contento.
O primeiro-ministro apresentou aos parlamentares brasileiros os membros de sua comitiva, assim como a embaixadora canadense, Suzanne Laporte. Brincou com o número de partidos políticos existentes no Brasil, dizendo que, no Canadá, há quatro agremiações, o que ele já acha muito. E destacou os projetos em comum, manifestando sua expectativa sobre o aumento da parceria entre os dos países.
O presidente da Câmara destacou que o Brasil vive um momento importante no contexto mundial e exprimiu sua esperança de que, com essa visita, as relações comerciais, culturais, sociais e políticas se intensifiquem entre os dois países. Ele também mencionou a importância, para o Brasil, do empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em acabar com a fome.
Ao final do encontro, João Paulo destacou a presença de tantas mulheres na delegação que acompanhava o primeiro-ministro. Paul Martin riu, dizendo que era uma honra ter uma comitiva predominantemente feminina e pediu à imprensa canadense que anotasse isso.
23/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Primeiro-ministro canadense consulta Dilma sobre posição brasileira no G20
Sarney e João Paulo recebem donas-de-casa em marcha pela aposentadoria
Sarney e João Paulo Cunha recebem participantes do encontro sobre a Alca
Sarney recebe primeiro-ministro de Portugal
Sarney recebe ex-primeiro ministro japonês Taro Aso
Sarney recebe primeiro-ministro de Cabo Verde