Sarney e parlamentares da União Européia conversam sobre integração



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (10) uma delegação do Parlamento Europeu, chefiada pelo deputado alemão Rolf Linkohr. Eles vieram transmitir apoio aos esforços de consolidação do Mercosul e conversar sobre o estreitamento das relações entre os legislativos da Europa e do Brasil.

Sarney disse ter enfatizado a preocupação brasileira com -o enfraquecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da invasão do Iraque e a necessidade de trabalhar em conjunto para a recuperação daquele organismo tão vital à paz mundial-. O senador informou também os visitantes sobre a situação do país:

- Hoje vivemos num clima de absoluto otimismo com o desejo de votar as reformas imediatamente, mantendo a estabilidade e retomando o crescimento econômico - afirmou.

Linkohr ressaltou que a União Européia -tem muita simpatia pelo governo Lula e sua visão dos problemas sociais- e que a política de combate à fome merece admiração e apoio. O alemão disse que a União Européia está disposta a fazer concessões na questão dos subsídios agrícolas para favorecer a integração com a América do Sul e chamou a atenção para a afinidade das posições internacionais entre Europa e os países do Mercosul na condenação da invasão do Iraque e pelo fortalecimento da ONU.



10/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares querem ser ouvidos sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

Parlamentares da União Europeia visitam o Senado

Retomada de negociações com União Europeia agrada parlamentares

Integração Nacional define ações para cooperação bilateral com a União Europeia

Marco Maciel lamenta falta de integração entre Mercosul e União Europeia

Maciel diz que União Européia é o mais bem-sucedido projeto de integração entre países