Sarney enaltece Joaquim Nabuco e sua luta abolicionista



Por meio de mensagem lida pelo 3º secretário do Senado, Mão Santa (PSC-PI), o presidente da Casa, senador José Sarney, celebrou a memória do político abolicionista e escritor Joaquim Nabuco, comemorada nesta quarta-feira (12) durante a hora do expediente. Em 2010, quando se comemoram os 100 anos da morte do intelectual, instituiu-se o Ano Nacional de Joaquim Nabuco.

Sarney destacou a maior luta de Nabuco, a luta intransigente pelo fim da escravidão no Brasil, a qual acabou por revelar as chagas, ambivalências e vicissitudes da nação em formação. Seu discurso abolicionista era, disse Sarney, um libelo à liberdade, que não significava apenas fugir das algemas e do açoite do senhor escravagista, mas poder exercer suas faculdades de maneira plena e soberana.

Segundo Sarney, as palavras de Joaquim Nabuco - "ferozes, porém líricas, fortes, porém sensíveis" - tinham o "poder da demolição e impingiam a reflexão".

Joaquim Nabuco, político, diplomata, intelectual renomado, simbolizou a força e a grandiosidade de uma nação que estava por se descobrir e desenhar, na opinião de Sarney. Foi uma consciência que "se projetou sobre um povo e o moveu para os caminhos da liberdade", continuou. "Uma referência intelectual e moral que os brasileiros têm dever de cultuar e estudar".



12/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney diz que Joaquim Nabuco adicionou o ideal humanitário na luta pela abolição

Senado homenageia Joaquim Nabuco

Senadores homenageiam Joaquim Nabuco

Adiada homenagem a Joaquim Nabuco

SENADO HOMENAGEIA JOAQUIM NABUCO

Senadores reconhecem legado político de Joaquim Nabuco